quinta-feira, 15 de julho de 2010

CV:UE financia com 20 milhões projectos de água potável e saneamento em Cabo Verde

 PRAIA-A União Europeia (UE) vai financiar vários projectos em Cabo Verde ligados ao abastecimento de água potável e ao saneamento básico no valor de 2,2 milhões de contos (cerca de 20 milhões de euros), segundo fonte oficial.
O delegado da Comissão Europeia (CE) na Cidade da Praia, Josep Coll, indica que os projectos em curso, ou a realizar, alguns deles ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), permitirão melhorar a qualidade de vida nas ilhas de Santiago e de São Vicente.
Para já, na próxima segunda-feira o Governo cabo-verdiano vai inaugurar no Mindelo (São Vicente) a terceira fase do plano sanitário local, financiado pela UE, no valor de um milhão de contos (9 milhões de euros).
O plano inclui a renovação da rede de abastecimento de água, com a construção de reservatórios, estações de bombagem e melhoria e extensão da rede de distribuição, além da doação à Câmara Municipal de equipamentos de recolha de lixo, como contentores, compactadores e camiões.
No âmbito do abastecimento de água a UE financiou, através do FED, o aumento da capacidade de bombagem de água potável e da capacidade de armazenamento, que vai permitir estender a rede de abastecimento a várias localidades da cidade que até agora só recebiam água a partir do transporte em camiões-cisternas.
O projecto permite o acesso dessas populações a água constante e com qualidade, além de melhorar as infra-estruturas necessárias para o desenvolvimento de actividades económicas nas localidades como São Pedro, o aeroporto, Passarão e Pedra Rolada.
Em fase de finalização encontram-se a nova rede de esgotos, a expansão da estação de tratamento de águas residuais e um programa de ligações domiciliárias para os bairros onde as casas ainda não estão ligadas à rede.
O financiamento enquadra-se nos programas de cooperação da UE, que beneficiam ainda a Cidade da Praia e o município de São Miguel (ilha de Santiago), num montante global de 2,2 milhões de contos (20 milhões de euros).
Na Cidade da Praia estão em construção uma nova estação de bombagem, novos reservatórios e a expansão da rede de água potável e de esgotos nos novos bairros.
Em São Miguel as obras de expansão e renovação da rede de abastecimento já estão em curso, bem como a construção de uma estação de tratamento de águas residuais, devendo estar concluídas até ao final deste ano, prevendo-se ainda a aquisição de uma unidade de dessalinização de água com capacidade para 500 metros cúbicos.
O apoio da UE para a melhoria do abastecimento de água no país tem já alguns anos, tendo Josep Coll lembrado que cerca de 80% das infra-estruturas de abastecimento de água construídas na capital cabo-verdiana foram financiados pelos 27 no âmbito dos sucessivos FED acordados anualmente com o governo local.
Josep Coll adiantou ainda que, em breve, começará a construção de um centro de tratamento de resíduos sólidos na ilha de Santiago, também com o apoio da UE, que vai permitir a construção de um aterro sanitário, resolvendo-se, assim, um dos principais problemas da capital cabo-verdiana, sem meios de tratamento do lixo.
Até agora o lixo produzido na cidade é amontoado a céu aberto e depois queimado num baldio dos arredores da capital cabo-verdiana.
A construção do aterro, cujas obras deverão estar terminadas entre Setembro e Outubro de 2011, vai criar condições para que, dentro de cinco ou seis anos, os resíduos sejam utilizados na produção de biogás, pois vai apostar-se também na reciclagem e na sensibilização das populações.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.