terça-feira, 13 de abril de 2010

CV(ASEMANA):FA RECRUTA MULHERES-MILITARES

 As Forças Armadas estão prestes a deixar de ser um dos últimos redutos exclusivamente masculinos de Cabo Verde. É que a instituição militar está a recrutar mulheres para as suas fileiras. As candidatas, que deverão ter o 12º ano de escolaridades, serão absorvidas em regime de contrato para o posto de Cabo. O Comandante da 1ª Região Militar, Anildo Morais, explicou ao asemanaonline que este recrutamento vai no sentido de se ter uma presença feminina nas FA.
“O recrutamento é nas três regiões militares do país. As mulheres receberão formação no Centro Zeca Santos, em Morro Branco, e, posteriormente, serão distribuídas para as demais regiões militares”, explica Morais, para quem este é um processo natural. Inclusive, o Centro já reúne as condições mínimas para acolher mulheres. Estas terão uma caserna e sanitários separados dos demais recrutas, mas a instrução será em conjunto com os homens .
“Este recrutamento de mulheres é inédito nas FA e resulta de uma reivindicação antiga das mulheres. Quase todos os dias somos procurados por meninas que querem integrar as fileiras das FA. Inclusive, as vagas, 10 ou 12, são poucas para tanta procura”.
E a experiência de formação de guardas - prisionais mulheres no Centro de Formação Zeca Santos será útil no recrutamento de mulheres. “É verdade que já tivemos mulheres no quartel nos cursos das guardas prisionais e temos algumas mulheres graduadas, mas é a primeira vez que recrutamos jovens mulheres. Vai ser um desafio para todos, FA e mulheres”.
ASEMANA.CV-POR CP

1 comentário:

  1. Ja que somos iguais em direitos, porque nao a mulher integrar as forcas armadas. E' uma reividicacao antiga dos homens.

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.