quinta-feira, 29 de abril de 2010

CV(INFORPRESS):Lisboa acolhe terceira semana cultural da CPLP


LISBOA- Aproximar o grande público, o cidadão comum, da cultura lusófona é o objectivo da Semana Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que começa na sexta-feira em Lisboa, disse à Lusa fonte da organização.
O evento vai na terceira edição e apresenta uma série de iniciativas que pretendem recordar que há uma cultura comum ao países do espaço lusófono, referiu João Costa Ribas, um dos responsáveis pela programação desta iniciativa cultural.
Nesta semana de eventos em Lisboa, concentrados sobretudo no cinema São Jorge e na Casa Museu da Fundação Medeiros e Almeida, destaca-se a celebração, a 05 de Maio, do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, tal como foi aprovado pelo conselho de ministros da comunidade em Julho de 2009.
Cada país terá um dia oficial nesta semana cultural, preparando um programa de eventos específico, disse João Costa Ribas.
Está previsto ainda o lançamento de um selo de correio CPLP, comemorativo da cultura lusófona, e um programa nas escolas para incutir nas crianças "o sentimento de uma cultura única" e para incentivar a criação de clubes da CPLP.
Na Fundação Medeiros e Almeida estará patente uma exposição de pintura e fotografias de artistas como Abel Júpiter (Timor-Leste), Lívio de Morais (Moçambique), Isamel Sequeira (São Tomé e Príncipe) e Paulo Lima (Cabo Verde).
Associado ao evento, acontecerá ainda o FESTin, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que pretende incentivar uma maior cooperação entre os países do espaço lusófono na produção cinematográfica.
A 07 de Maio acontecerá no São Jorge o campeonato internacional de kizomba e nos dois dias seguintes workshops de dança e percussão.
"A recepção [à semana cultural] tem sido sempre boa, mas a ideia é chegarmos ao grande público", disse João Costa Ribas.
No encerramento da semana cultural, para a qual foram convidados todos os embaixadores dos países da CPLP, haverá dois espectáculos no cinema São Jorge, nos dias 08 e 09 de Maio, com a presença de artistas como Bonga, Irmãos Verdade, Raspa de Tacho, Guto Pires e do grupo de dança angolano Kilandukilu.
SAPO.CV/INFORPRESS.CV(SS).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.