quarta-feira, 28 de abril de 2010

CV/ALEMANHA:Alemanha investe 40 milhões de euros em parques eólicos em Cabo Verde

PRAIA-A Alemanha vai investir 40 milhões de euros em quatro parques eólicos em outras tantas ilhas do arquipélago de Cabo Verde.
Fátima Fialho, ministra do Turismo e Energia cabo-verdiana, que falava à agência Lusa no final de um encontro no aeroporto do Sal com o seu homólogo alemão, Rainer Bruberle, adiantou que os parques, a concluir até meados de 2011, terão uma capacidade total de 28 megawatts - 10 mgw na ilha de Santiago e na do Sal, cinco na de São Vicente e três na da Boavista.
"Actualmente estamos com cerca de 3% de capacidade nas energias renováveis, mas estamos em condições de chegar aos 20% já este ano, e cumprir os 25% a que nos comprometemos até ao final de 2011", disse Fátima Fialho, a caminho dos 50% até 2010.
Por seu lado o ministro do Turismo e Energia alemão disse que todo o equipamento vai ser montado pela empresa alemã Vestas e que, além das energias renováveis, onde a Alemanha tem uma das maiores experiências e know-how a nível mundial.
Rainer Bruberle, que escalou o Sal procedente do Brasil, onde efectuou uma visita oficial, lembrou que a Alemanha tem uma experiência de mais de 20 anos neste domínio, sendo líder mundial na produção dos equipamentos tecnológicos, e que Cabo Verde tem condições "ideais" para a instalação de parques eólicos e de centrais solares. "São perspectivas gigantescas, que se podem enquadrar mesmo no Desertec, um projecto de construção de centrais solares na África do Norte que prevê a instalação de energia solar nos próximos 40 anos que cubra 15% das necessidades".
O ministro alemão confirmou também o interesse de Bona em aumentar o fluxo turístico para Cabo Verde - 12% dos turistas são alemães -, salientando que virá, "talvez em Maio" próximo, uma missão empresarial do sector ao arquipélago visando encontrar parcerias locais.
"Queremos ampliar os nossos destinos e apostar no turismo de qualidade, ecológico. Isso é o futuro. Não o turismo de massas. Cabo Verde, aliás, tem uma grande potencialidade turística", salientou Bruberle, referindo que as parcerias com empresas cabo-verdianas "fazem todo o sentido".
"Temos o potencial tecnológico e Cabo Verde o conhecimento do mercado", salientou Bruberle, que foi convidado por Fátima Fialho a visitar oficialmente Cabo Verde numa data a definir, convite retribuído pelo seu homólogo alemão.
Os dois ministros acordaram também a instalação, no Mindelo (ilha de São Vicente), de um Centro de Investigação Científica, para apoio de navios científicas que demandem o Atlântico Sul, projecto que deverá estar concluído até ao final deste ano.
A nível político Fátima Fialho reafirmou o apoio de Cabo Verde à candidatura alemã para um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU, para o biénio 2010/2011, já demonstrado durante a visita oficial que o presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, efectuou à Alemanha em 2009.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.