quarta-feira, 28 de abril de 2010

CV(CMSV):COMUNICADO DA CMSV-Presidente substituto Augusto Neves reage às buscas da PJ


Presidente substituto Augusto Neves reage às buscas da PJ

O Presidente substituto da Câmara Municipal Augusto Neves reagiu, na manhã de hoje, em comuicado, às buscas efectuadas, ontem, 27, pela PJ, às instalaçoes da Câmara muncipal, no âmbito das investigações às denuncias do PAICV sobre alegados actos de corrupação na venda de terrenos municipais.
Leia o comunicado:
A Câmara Municipal de São Vicente pede desculpas aos Sanvicentinos pelos transtornos vividos ontem durante praticamente todo o dia, em virtude do assalto policial às suas instalações, com um forte contingente totalmente armado, com colete à prova de bala e armas de fogo prontas a disparar, um autêntico cenário de guerra.
As desculpas são igualmente extensíveis aos funcionários e utentes que durante várias horas foram sequestrados nas instalações da Câmara Municipal, impedidos de sair do edifício, pela polícia que, numa atitude intimidatória extravasou os limites do bom senso, não se coibindo de desrespeitar tudo e todos, o Presidente substituto, vereadores, funcionários, homens, mulheres, mulheres grávidas e crianças que aqui se encontravam.
A Câmara Municipal de S. Vicente, esclarece os Sanvicentinos e a população em geral que a atitude desproporcional e desnecessária das autoridades envolvidas vem na sequência das denuncias apresentadas pelo PAICV nas últimas eleições autárquicas e de há dois anos a esta parte, do conhecimento geral e badalado na comunicação social. Aliás;
A Presidente Isaura Gomes, desde o primeiro momento, convidou a Policia e as autoridades judiciais a entrarem na Câmara Municipal a horas que entendessem e fizessem o trabalho de investigação necessário, na certeza de que, quem não deve não teme. Assim;
A visita da polícia à Câmara Municipal para as investigações na sequência das denúncias, pecam por tardias. Porém;
Jamais, esperaríamos que a acção desenvolvida pelas autoridades, se fizesse na ausência da Senhora Presidente por doença, num momento difícil para ela, para a família e para os munícipes de S. Vicente.
Não podemos deixar de esclarecer a opinião pública dos seguintes:
1º A Policia em nenhum momento da operação se dirigiu ao Presidente substituto, muito menos para apresentar mandato de busca à Câmara Municipal. Será essa a actuação legal?
2º As denúncias têm mais de dois anos. Porquê agora essa actuação? Será porque as sondagens dão grande popularidade à Presidente Isaura Gomes e excelente desempenho da nossa Câmara Municipal?
3º Será mera coincidência o triste espectáculo da policia e a infundada conferência de Imprensa do PAICV à mesma hora, pedindo a queda da Câmara Municipal?
4º Não poderiam esperar mais uns dias pelo regresso da Presidente ao exercício das suas funções?
5º A Câmara Municipal de S. Vicente, encoraja a justiça a prosseguir o seu trabalho de investigação para o cabal esclarecimento da verdade, mas de forma correcta, sem atropelos ou pressões de quem quer que seja a bem de S. Vicente e de Cabo Verde, esperando que essa actuação não se fique por S. Vicente e seja estendida lá onde ela é igualmente necessária, Ministérios, Serviços autónomos do Estado, Empresas, Direcções Gerais, Câmaras Municipais mesmo de gestões anteriores e levadas ao conhecimento do Ministério Público.
Mindelo, 28 de Abril de 2010
O Presidente Substituto
Augusto César Lima neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.