sexta-feira, 28 de maio de 2010

FUTEBOL:FRANÇA É ESCOLHIDA PARA SEDIAR EUROCOPA 2016

GENEBRA-A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, em Genebra, pelo presidente da UEFA , o francês Michel Platini. Três países chegaram à fase final da disputa: além da França, a Itália e a Turquia também tinham a ambição de acolher o evento que é disputado a cada 4 anos e que reúne as melhores seleções europeias.
A presença do presidente francês Nicolas Sarkozy na cerimônia foi considerada decisiva. "Creio que a vinda do presidente da República foi importante. A presença de Nicolas Sarkozy pesou na balança", afirmou Platini.
A delegação francesa contou ainda com o apoio e a presença do ex-craque Zinedine Zidane, campeão mundial de 98.
"E' um grande alívio para o futebol francês que vai precisar renovar seus estádios até 2015 e assim poder rivalizar com outros países europeus", disse Platini durante uma entrevista coletiva após o anúncio.
Segundo o presidente da UEFA, a escolha revela uma decisão democrática. O francês Michel Platini, presidente da UEFA , o turco Senes Erzik e o italiano Giancarlo Abete, membros do comitê executivo, não participaram da votação.
A decisão foi tomada em dois turnos. No primeiro, realizado após a apresentação das candidaturas, a Itália foi eliminada. No segundo e decisivo turno, os 13 representantes do comitê executivo da UEFA deram 7 votos para a França e 6 para a Turquia.
"Como francês estou feliz, mas como presidente da UEFA sou neutro", afirmou Platini para uma emissora francesa de televisão.
Cumprir promessas
"Em 2016 a França acolherá a Europa do futebol e fará o que prometeu fazer" , disse o Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa de Futebol ao ser chamado ao palco para reagir ao anúncio.
Ele prometeu não "trair" a confiança depositada pelo comitê executivo da UEFA. A França contava com a organização da Eurocopa de 2016 para iniciar um amplo projeto de renovação de seus estádios, como as Arenas construídas na Alemanha para o Mundial de 2006.
O país terá 6 anos para renovar 8 estádios e construir outros 4 novinhos em folha, o que vai exigir investimentos avaliados em 1 bilhão e 700 milhões de euros.
A Eurocopa de 2016 vai ser a primeira a ser disputada com 24 equipes.
RFI BRASIL-Por Elcio Ramalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.