sexta-feira, 21 de maio de 2010

CV(ASEMANA):GAMBOA 2010 CHEGA COM INOVAÇÃO NO CARTAZ

PRAIA-Começa logo mais a 18ª edição do festival da Gamboa, que promete movimentar o fim-de-semana na capital. Ao longo de duas noites, 12 artistas e um grupo de cantores de funaná vão estar no palco da Gamboa, das 21 h às 2 da madrugada, para animar a festa que todos esperam vir a ser “sabi”. Este ano Gamboa homenageia os instrumentos gaita e ferro, que simbolizam os melhores músicos do funaná. Este ano o cartaz chega diferente do habitual. O cenário instrumental disponível é a música crioula, com Suzanna Lubrano a apresentar-se como a maior atracção. A outra atracção, o jamaicano Shaggy, não conseguiu viajar para Cabo Verde porque as nuvens do fumo do vulcão na Islândia não deixaram.
De acordo com o Director de Desportos e Cultura, José Eduardo, este ano o orçamento foi menor, cerca de 25 mil contos. Afirma que para isso foi preciso reduzir os custos em diversos itens. “ O orçamento é bem inferior ao de 2009, que rondava os 43 mil contos. Economizamos muito na parte artística. E os artistas nacionais, mais a banda suporte são reis e senhores neste festival. Os contentores que usamos para fechar a Gamboa foram quase todos substituídos por redes”. Tudo a postos, logo mais, sobem ao palco, Vlu e Banda, Heavy H, Jorge Neto e Suzana Lubrano.
Amanhã, sábado, entra o Projecto Verão (composto por vários músicos anónimos e estreantes), e a Banda - homenagem aos instrumentos gaita e ferro em que entram Bitori, Silvino, Iduino -filho de Codé de Dona, Zè Mario do Bulimundo, Bino Branco e Xibioti. E, para encerrar, o grupo Buraka Som Sistema, composto por portugueses e angolanos residentes em Portugal. Actualmente o BSS é conhecido na Europa como uma das melhores bandas de música “tecno” e “kuduro”, participou no ano passado no festival “Rock in Rio”em Portugal.
Estrutura do Festival
Segurança redobrada é o que garante José Eduardo dos Santos. Com a experiência do ano anterior em mente, quando a Polícia Nacional (PN) registou alguns pequenos distúrbios, a Organização do Gamboa decidiu pedir mais reforços. “As pessoas podem circular livremente mas antes, na entrada, os agentes vão revistar todo o mundo a “pente fino”. Cem agentes à paisana estarão num largo trabalho, juntamente com a polícia militar e marítima. Além dos agentes policiais, a CMP vai disponibilizar os formandos da guarda municipal para também darem uma mãozinha no quisito segurança.
Outra novidade é a iluminação. A Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e a área do espectáculo estarão totalmente iluminadas. José Eduardo salienta que este serviço vai ser assegurado por uma empresa privada.
35 barracas estarão espalhadas pela praia da Gamboa com “comes e bebes”. “Strela” da Cavibel e a Coca-cola são as bebidas rainhas, como patrocinadores oficiais do festival.
Os pequeninos também vão ter o seu “Gamboinha” com dois personagens infantis :o “Panda e o Ruca”. Muita música vai rolar para este público que adora a brincadeira mas só tem pernas para aguentar uma hora e meia de diversão. A festa dos “baixinhos” acontece nos mesmos dias do festival, sexta e sábado, e sempre no mesmo horário das 16 às 17h30mn.
Com tudo em cima da mesa, só falta chegar a hora “H” para os munícipes irem conferir o que a Gamboa lhes trouxe este ano.
ASEMANA.CV-Por Nadine Gomes
FOTO-EXPRESSO DAS ILHAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.