sábado, 22 de maio de 2010

MÚSICA:FESTIVAL DE GAMBOA-Primeiro Dia

FESTIVAL DE GAMBOA

 Primeiro dia: Gamboa ao ritmo de artistas nacionaisO primeiro dia do festival esteve acima das expectativas declaram vários praienses, dos milhares, que encheram a praia da Gamboa e arredores para o primeiro dia grande das festividades do município capital do país.
Vlú e banda deram o mote, com tons e ritmos característicos do compositor, abrindo o concerto poucos minutos depois do seu voo ter chegado de São Vicente.
A seguir subiu ao palco o convidado surpresa Guido Semedo que apresentou temas do seu primeiro CD a solo. O próprio anunciou com pompa e circunstância a entrada de Suzana Lubrano.
A artista, que volta a residir na Holanda, foi muito bem recebida pelos fãs e no seu estilo próprio de zouk love cantou alguns dos seus temas mais conhecidos como “Baile mascarado” e incluiu a nova canção “Táxi”.
Gylito, não se fez rogado a alcunha de Mr. Enterteiner e ao apelo do publico trazendo-lhes uma actuação enérgica e coreografada, suportada pela nova banda de luxo dirigida pelo mestre kim Alves. A interacção com as “Actrizes principais” do público foi a cereja em cima do bolo.
Jorge Neto marcou o fim do dia no seu estilo irreverente com os seus passos, palavras e músicas de sucesso. Por solicitação do público, continuou no palco para além da hora.

António Lopes da Silva, vereador da cultura e um dos principais responsáveis pela organização do evento, diz que muitos terão criticado o cartaz apresentado mas garante que a escolha recaiu sobre artistas nacionais com créditos firmados e que a boa reacção do público confirma o balanço extremamente positivo que faz do primeiro dia do festival.
No segundo dia do festival da Gamboa actuará o Projecto Verão 2010, Homenagem Gaita Ferro, Heavy H e Buraka Som Sistema, grupo luso-angolano que é o único grupo estrangeiro desta edição.
SAPO.CV
Gamboa 2010: Organização faz balanço positivo do primeiro dia do Festival

O primeiro dia do Festival Internacional de Música da Praia da Gamboa terminou na madrugada de sábado e a organização faz um balanço “positivo” do certame.
O vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, garantiu à Inforpress que este primeiro dia ultrapassou às expectativas, tanto em termos de organização, como pela actuação dos artistas e comportamento do público.
Em relação à homenagem de domingo, virada para os artistas da gaita e do ferro, Tóber, entende que se trata de uma forma singela da autarquia dignificar os criadores do género musical que contribuiu para a afirmação da música cabo-verdiana.
António Silva considera mesmo que “valeu a pena ter arriscado” na prata da casa, pois acredita que o sucesso já está garantido.

O Festival da Gamboa deste ano apresentou um palco com nova roupagem, já que a empresa Faísca Lume Notecnica Limitada montou uma estrutura sofisticada, de forma a dar mais dignidade ao festival.
O proprietário da empresa responsável pela montagem do palco, criada há 11 anos, César Fortes, avançou à Inforpress que esta estrutura foi criada de forma a proporcionar melhores condições para a realização dos festivais em Cabo Verde, apostando na transmissão de uma boa imagem ao público.
Fortes, que costuma montar os palcos de espectáculo de Cesária Évora, garante que esta estrutura simboliza uma mais valia para os espectáculos.
A empresa é também responsável pela iluminação do festival deste ano, já que o responsável vive desta profissão há 16 anos, o que, no entender de César Fortes, tem contribuído, cada vez mais, para o engrandecimento dos espectáculos de grande nível.
Formado na área de iluminação e montagem em Portugal, César Fortes explicou que a empresa foi ainda responsável pela montagem de seis camarins que albergaram os artistas.
Inforpress/SR/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.