
Primeiro dia: Gamboa ao ritmo de artistas nacionaisO primeiro dia do festival esteve acima das expectativas declaram vários praienses, dos milhares, que encheram a praia da Gamboa e arredores para o primeiro dia grande das festividades do município capital do país.
Vlú e banda deram o mote, com tons e ritmos característicos do compositor, abrindo o concerto poucos minutos depois do seu voo ter chegado de São Vicente.
A seguir subiu ao palco o convidado surpresa Guido Semedo que apresentou temas do seu primeiro CD a solo. O próprio anunciou com pompa e circunstância a entrada de Suzana Lubrano.
A artista, que volta a residir na Holanda, foi muito bem recebida pelos fãs e no seu estilo próprio de zouk love cantou alguns dos seus temas mais conhecidos como “Baile mascarado” e incluiu a nova canção “Táxi”.
Gylito, não se fez rogado a alcunha de Mr. Enterteiner e ao apelo do publico trazendo-lhes uma actuação enérgica e coreografada, suportada pela nova banda de luxo dirigida pelo mestre kim Alves. A interacção com as “Actrizes principais” do público foi a cereja em cima do bolo.
Jorge Neto marcou o fim do dia no seu estilo irreverente com os seus passos, palavras e músicas de sucesso. Por solicitação do público, continuou no palco para além da hora.

António Lopes da Silva, vereador da cultura e um dos principais responsáveis pela organização do evento, diz que muitos terão criticado o cartaz apresentado mas garante que a escolha recaiu sobre artistas nacionais com créditos firmados e que a boa reacção do público confirma o balanço extremamente positivo que faz do primeiro dia do festival.
No segundo dia do festival da Gamboa actuará o Projecto Verão 2010, Homenagem Gaita Ferro, Heavy H e Buraka Som Sistema, grupo luso-angolano que é o único grupo estrangeiro desta edição.
SAPO.CV
Gamboa 2010: Organização faz balanço positivo do primeiro dia do Festival
O primeiro dia do Festival Internacional de Música da Praia da Gamboa terminou na madrugada de sábado e a organização faz um balanço “positivo” do certame.
O vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, garantiu à Inforpress que este primeiro dia ultrapassou às expectativas, tanto em termos de organização, como pela actuação dos artistas e comportamento do público.
Em relação à homenagem de domingo, virada para os artistas da gaita e do ferro, Tóber, entende que se trata de uma forma singela da autarquia dignificar os criadores do género musical que contribuiu para a afirmação da música cabo-verdiana.
António Silva considera mesmo que “valeu a pena ter arriscado” na prata da casa, pois acredita que o sucesso já está garantido.


Fortes, que costuma montar os palcos de espectáculo de Cesária Évora, garante que esta estrutura simboliza uma mais valia para os espectáculos.
A empresa é também responsável pela iluminação do festival deste ano, já que o responsável vive desta profissão há 16 anos, o que, no entender de César Fortes, tem contribuído, cada vez mais, para o engrandecimento dos espectáculos de grande nível.
Formado na área de iluminação e montagem em Portugal, César Fortes explicou que a empresa foi ainda responsável pela montagem de seis camarins que albergaram os artistas.
Inforpress/SR/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.