quinta-feira, 6 de maio de 2010

REINO UNIDO: ENTENDA MELHOR AS ELEIÇÕES NA GRÃ-BRETANHA

Reino Unido/Eleições-Mesas de voto abertas para escolher Governo britânico
As mesas de voto abriram hoje às 7h locais (mesma hora em Lisboa) no Reino Unido para as eleições legislativas que vão escolher os 650 deputados da Câmara dos Comuns e o partido que vai formar governo.Cerca de 44 milhões de eleitores poderão votar até às 22h, em cerca de 50 mil mesas de voto em escolas, edifícios públicos e até igrejas.

Parte dos votos já foi enviada por correspondência, enquanto que as pessoas incapacitadas de se deslocar por questões de saúde ou de emergência podem nomear alguém que vote por elas.
Entenda as eleições na Grã-Bretanha
Os cidadãos do Reino Unido irão às urnas hoje 6 de maio para eleger um novo governo britânico.
A campanha foi marcada por uma disputa acirrada entre o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, o Partido Conservador, liderado por David Cameron, e o Partido Liberal Democrata, que subiu nas pesquisas após surpreendentes desempenhos de seu líder, Nick Clegg, em debates entres os candidatos na TV.
Aqui estão algumas perguntas e respostas preparadas pela BBC para ajudar a explicar as eleições na Grã-Bretanha.
Como funcionam as eleições?
Mais de 45 milhões de pessoas com 18 anos ou mais podem votar. As eleições são distritais – em cada região o candidato a Membro do Parlamento (deputado) mais votado é eleito. Com isso, a proporção do número de deputados de cada partido no Parlamento não é necessariamente igual à proporção do número de votos recebidos pelo partido. Um partido que tenha uma média de 30% dos votos nacionalmente, por exemplo, pode não conseguir eleger nenhum deputado se não tiver a maioria em nenhum distrito.
Como é formado o novo governo?
O partido que consegue eleger o maior número de deputados no Parlamento com 650 cadeiras tem o direito de formar o novo governo, com o líder do partido como primeiro-ministro.
Se nenhum partido conseguir a maioria, ocorre uma situação a qual os britânicos chamam de “hung Parliament” (Parlamento enforcado, em tradução livre). Nessa situação, com um Parlamento sem a maioria absoluta necessária para governar sozinho, o líder do partido com o maior número de deputados ainda pode encabeçar o governo, em uma possível aliança com um segundo partido. Se os partidos não chegam a um acordo para a formação de um governo de coligação, uma nova eleição pode ser convocada.
Quais são os principais partidos?
O sistema eleitoral britânico favorece o bipartidarismo, com o Partido Trabalhista - de Gordon Brown e do ex-premiê Tony Blair - e o Partido Conservador (que esteve no poder entre 1979 e 1997, com Margaret Thatcher e John Major) figurando como as principais agremiações.
O Partido Liberal Democrata aparece como a terceira força, com uma votação histórica bastante inferior à dos trabalhistas e dos conservadores. Os liberal-democratas poderão fazer a diferença, porém, no caso de um Parlamento sem maioria clara, formando possivelmente um governo de coligação com os trabalhistas ou com os conservadores.
Os pequenos partidos nacionalistas do País de Gales e da Escócia também poderiam ter um papel importante numa eventual coligação.
O que está em jogo nesta eleição?
Esta eleição deve ser a mais disputada desde 1992, com o líder do Partido Conservador, David Cameron, tentando chegar ao poder após 13 anos de governo do Partido Trabalhista.
Gordon Brown, por sua vez, tenta conseguir o apoio dos britânicos para continuar no cargo de primeiro-ministro.
O atual premiê viu seus índices de popularidade sofrerem uma queda no ano passado, em consequência da crise econômica global e de uma série de escândalos políticos.
Nos últimos meses, porém, a vantagem do Partido Conservador sobre o Partido Trabalhista nas pesquisas vem caindo, tornando o resultado das eleições imprevisível, na visão dos analistas.
Como é a campanha?
A campanha, diferente das campanhas eleitorais no Brasil, terá menos de um mês. Os partidos disputam o voto localmente nos distritos, com muitos candidatos distribuindo folhetos ou visitando eleitores porta a porta.
Neste ano, porém, pela primeira vez os líderes dos três principais partidos - Brown, Cameron e o liberal-democrata Nick Clegg - participam de debates televisivos nacionais de 90 minutos, nas três quintas-feiras anteriores à eleição.
Quando serão anunciados os resultados?
A maioria dos distritos deve anunciar os resultados na própria noite do dia 6 ou madrugada do dia 7, permitindo saber se algum partido conseguiu a maioria. Os novos deputados tomam posse imediatamente, assim que os resultados são confirmados.
O que acontece com o dia-a-dia do Parlamento?
Toda a agenda legislativa é abandonada a partir da data de dissolução do Parlamento (provavelmente dia 12 de abril). O próximo governo pode decidir, porém, reintroduzir os projetos de lei que ficaram pendentes.
Conheça os candidatos

                                 (da esquerda para direita) Gordon Brown, David Cameron e Nick Clegg.
Um candidato carismático e desconhecido há algumas semanas, um premiê impopular e um líder conservador aristocrático que tenta passar uma imagem de modernidade. Com perfis tão distintos, os três candidatos da eleição legislativa no Reino Unido disputam voto a voto a preferência do eleitorado britânico.
Gordon Brown: Aos 59 anos, o premiê britânico é líder do Partido Trabalhista desde 2007. Em seguida, foi nomeado primeiro-ministro sucedendo a Tony Blair na função. As sucessivas gafes públicas, a fama de antipático e os escândalos de corrupção que atingiram o Parlamento britânico ao longo do seu mandato prejudicaram a sua campanha.
David Cameron: Aos 43 anos, o atual líder do Partido Conservador é conhecido como o “Tony Blair da direita” pelo seu discurno moderno. De origem aristocrática, ele introduziu na campanha temas novos como a defesa do meio ambiente. Mas, ao mesmo tempo, ele defende também temas clássicos dos «Tories» como o corte radical das despesas públicas.
Nick Clegg: Com 43 anos, o líder do Partido Liberal Democrata é o candidato mais jovem nessa corrida eleitoral. Praticamente um desconhecido do grande público, ele ganhou notoriedade após o primeiro debate televisivo do Reino Unido, do qual saiu vencedor segundo as songadens. Ele diz ser uma alternativa ao tradicional bipartidarismo inglês e é um defensor da União Europeia.
 REINO UNIDO
O Reino Unido é um país formado por toda a ilha da Grã-Bretanha (que inclui a Inglaterra, Escócia e Gales) e pela Irlanda do Norte.
Algumas fontes indicam Escócia, Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra como sendo países. Entretanto, apesar de possuírem certa autonomia, as quatro partes não são países independentes, sendo subordinadas ao Parlamento Britânico, em Londres. A Enciclopédia Britânica refere-se às quatro regiões como "the four parts of the United Kingdom" ou "constituent units", atribuindo o termo país apenas para o Reino Unido. Existe, também, apenas uma representação na ONU: a do Reino Unido e apenas uma representação no Comitê Olímpico Internacional. A FIFA mantém associações independente para as quatro unidades, mas mantém também associações para vários outros territórios dependentes de outras nações.
Geografia
Nome: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte(United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland).
Capital: Londres.
Tipo de governo: Monarquia constitucional.
Divisões administrativas: Consulte: Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
Áreas dependentes: Anguilla, Bermuda, Território Britânico do Oceano Índico, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Falkland, Gibraltar, Montserrat, Pitcairn, Santa Helena e Ascension, South Georgia e Ilhas Sandwich do Sul, Ilhas Turks e Caicos.
Nota: As Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey e Alderney) são dependências da coroa britânica e não são estritamente parte do Reino Unido, exceto pela defesa militar e moeda.
Relevo: irregular com montanhas baixas. Planícies ao leste e sudeste.
Área total: 244.820 km².
Ponto mais alto: Ben Nevis, 1.343 m localizada na Escócia.
Clima: Temperado.
Portos: Hound Point, Immingham, Milford Haven, Liverpool, London, Southampton, Sullom Voe, Teesport.
Gente
População: 60,6 milhões (julho 2006, estimado).
Nacionalidade (adjetivo): britânica.
Taxa de crescimento pop.: 0,28 % (2006 est.).
Expectativa de vida ao nascer: 78,5 anos.
Religiões: cristãos (anglicanos, católicos, presbiterianos, metodistas) 71,7; muçulmanos 2,7%; hindus 1%; outros 24,7%.
Línguas: Inglês, galês (welsh) (cerca de 26% da pop. de Gales), gaélico (cerca de 60 mil na Escócia).
Grupos étnicos: brancos 92,1%; negros 2%; hindu e paquistaneses 3,1%; outros 2,8%.
FONTES:BBC BRASIL/REINO-UNIDO.NET/LUSA/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.