ROTTERDAM-O grupo musical da Ponta do Sol, “Nhô Kzik” continua a sua digressão pela Europa actuando em vários países do velho continente onde a comunidade cabo-verdiana é expressiva.
O périplo do grupo da ilha das montanhas foi possivel graças ao convite que lhes foi enviado pela Fundação Cabo Verdiana “C.C. Santo Antão de Roterdão”. Da comissão organizativa fazem ainda parte Carlos Martins (Holanda) e Neca Martins (França).
Segundo Carlos Martins, o Grupo chegou a Holanda no dia 9 de Junho e já fez uma pequena actuação no restaurante Panorama no dia 12 de Junho, actuou em Luxemburgo a 19 de Junho,nas cidades de Napoles e Roma (Itália) a 26 e 28 de Junho, respectivamente. Neste momento a Banda de música tradicional de Sto Antão encontra-se em França onde ja actuou no Fameck (03 de julho) e Marseilhe (10 de Julho).
No dia 17 de Julho a sala do SUN CLUB de Roterdão acolhe um grande espectáculo de NHO KZIK, uma oportunidade para a grande comunidade cabo-verdiana radicada na Holanda conhecer um pouco mais da música tradicional cabo-verdiana.
O Regresso a Cabo Verde está marcado para o dia 26 de Julho e Carlos Martins foi nos adiantando que o Grupo já tem uma actuação assegurada na Ilha do Sal em Cabo Verde.
Esse périplo pela Europa é uma forma singela que os filhos e netos e amigos quiseram prestar ao o exímio violinista cabo-verdiano e amigo do seu povo, Nhô Kizik.
NHO KZIK
Gabriel António Costa, mais conhecido por NHO KZIK nasceu no Concelho da Ribeira Grande no ano de 1911 na freguesia de Nossa Senhora do Livramento , no sítio de Corvo.
Faleceu aos 94 anos de idade e foi sepultado no cemitério de Ponta do Sol em Santo Antão.
O exímio violinista de Santo Antão, Nho Kzik, começou a tocar, aos 10 anos de idade, instrumentos de corda como a viola e o violino que aprendeu com o pai António Costa. Durante a sua longa carreira de músico , Nho Kizik já actuou junto de muitas gerações de músicos cabo-verdianos ele que era sobretudo conhecido na sua ilha por animar bailes e festas de casamento, festas religiosas mas ainda em vida, Nho Kzik e o seu grupo chegaram a fazer digressões para o estrangeiro e outros pontos do País.
Nho Kizk foi um excelente músico e juntamente com filhos, netos e amigos fundou o grupo NHO KZIK que conta com um CD de 10 faixas gravado, intitulado, “NHO KZIK-Recordação”.
Ouvindo esse trabalho discográfico pode-se conhecer e entender melhor Nhô Kzik e o seu Grupo assim como ter um contacto com outras vertentes da música tradicional de Santo Antão como marsurcas, contradança, valsa etc.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=29608&idSeccao=518&Action=noticia
Norberto Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.