PRAIA-O primeiro-ministro José Maria Neves viaja na noite desta quinta-feira para uma digressão ao Luxemburgo, Holanda e Bélgica. Aqui, em Bruxelas, o chefe do governo cabo-verdiano vai proceder com o presidente da União Europeia, Durão Barroso, ao balanço do acordo de parceria especial e decidir que medidas tomar para o aprofundamento dessa relação. Esta série de visitas de José Maria Neves começa pela Holanda, onde estão programados no próximo fim de semana vários encontros com a comunidade cabo-verdiana nesse pais, a par de contactos com as autoridades holandesas.
Na segunda-feira JMN chega ao Luxemburgo onde permanece até terça-feira. Na agenda constam também um encontro de trabalho com o seu colega Jean-Claude Juncker, que é actualmente o “ministro coordenador” dos ministros das Finanças da União Europeia. Ainda nesse país Neves vai ser recebido pelo grão-duque Henry Guilhaume e outras individualidades desse micro-estado, com o qual Cabo Verde mantém uma relação privilegiada de alguns anos a esta parte. Aliás, nesse país reside uma expressiva comunidade cabo-verdiana, no geral, muito bem vista pelos luxemburgueses.
Na terça-feira, dia 13, JMN estará em Bruxelas para encontros de trabalho com Durão Barroso, no quadro da discussão do aprofundamento do acordo de parceria entre a UE e Cabo Verde. Este é, por assim dizer, o ponto mais importante desta “digressão” à Europa do governante cabo-verdiano, tendo em conta os objectivos da referida parceria.
Ainda esta semana a comissão técnica de acompanhamento da “parceria”, formada pelos responsáveis dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e os embaixadores da UE, Portugal e Espanha, esteve reunida na capital cabo-verdiana para preparar os objectivos da reunião de Bruxelas. A ideia, aqui, é proceder a um balanço do que já foi feito e o que é preciso fazer para o aprofundamento dessa relação que as duas partes consideram um processo de longo prazo, conforme o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito
ASEMANA.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.