PRAIA-A Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) quer combinar estratégias para que todas as autarquias do país possam cumprir os Objectivos do Milénio.
Em conferência de imprensa, hoje, na sede da ANMCV, o presidente do órgão deu conta dos esforços que a Associação está a fazer, tendo em vista a convergência municipal em matéria de desenvolvimento.
Nesse sentido, a cidade do Mindelo recebe, a 22 e 23 deste mês, um encontro técnico de validação da matriz comum a ser proposta aos presidentes de câmara, um mês mais tarde (a 21 e 22 de Maio), no Conselho Geral da ANMCV, na ilha do Fogo.
Tendo como meta final a redução das assimetrias regionais, a matriz de convergência "deverá promover um novo paradigma de planeamento a nível municipal", assinalou Francisco Tavares.
Neste momento, de acordo com dados da Associação de Municípios, apenas sete autarquias estão numa fase "avançada" de cumprimento dos Objectivos do Milénio - Sal, Boavista, São Vicente, Praia, Tarrafal de São Nicolau, Ribeira Brava e Maio.
Outros cinco estão "em vias de atingir" as metas definidas pelas Nações Unidas - São Salvador do Mundo, São Domingos, Brava, São Filipe e Mosteiros. Os restantes - dez, no total - ainda têm um longo caminho a percorrer.
Os técnicos municipais e internacionais que vão marcar presença em São Vicente irão decidir sobre a necessidade de criação "de um fundo financeiros de convergência". "Os municípios renovam o compromisso com os Objectivos do Milénio e com a solidariedade nacional, para a redução das desigualdades sociais", acrescentou o autarca de Santa Catarina.
NAF, Expresso das Ilhas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.