![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhogfPDtXsP_7exRFxzQn2oUFZWYBjyGXKPgbsWheQiy00YE-gGrw-ZDGSmLUTIHimFtcEPgGTzR6JsViFmtMFJR_U0bavyfLuidDBLCHLRoNVM8Y4lksSx7lCo0LMmiiVX9BtwlboMpiI/s400/ISLANDIA-VULCAO.jpg)
Praticamente todo o espaço aéreo do norte da Europa está encerrado devido às nuvens de cinza provenientes do vulcão no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia. Vários aeroportos foram encerrados e voos estão a ser cancelados, nomeadamente voos de e para Lisboa provenientes de países como a Grã-Bretanha, Suécia e Dinamarca.
A TAP cancelou esta manhã todos os voos para Inglaterra, disse à Lusa fonte oficial da companhia.
"A TAP só conseguiu realizar um voo hoje de manhã, mas já cancelou cinco voos Lisboa-Londres, mais dois com ligação Porto- Londres e outro Funchal-Londres", afirmou a mesma fonte oficial.
A EasyJet cancelou dois voos provenientes provenientes de Bristol e Londres, que deveriam ter chegado a Lisboa pelas 9h55 e 11h25, respectivamente.
A ANA recomenda aos passageiros que contactem as companhias aéreas para confirmar se os voos vão ser realizados ou não.
Espaços aéreos e aeroportos encerrados
Os serviços de controlo aéreo britânicos anunciaram ter decidido encerrar totalmente o espaço aéreo britânico a partir das 11h00 TMG (12h00 em Lisboa) e "pelo menos" até às 17h00 TMG (18h00 em Lisboa).
Durante esse período, "não será autorizado nenhum voo no espaço aéreo britânico, à excepção de situações de emergência", indicou o National Air Traffic Service (NATS, controlo aéreo).
Hoje de manhã, cerca de uma centena de voos foram anulados em Heathrow, o aeroporto mais movimentado do Mundo, e cerca de 150 em Gatwick.
Na Dinamarca, e depois de um anúncio de que o espaço aéreo sobre o Mar do Norte estava encerrado a todo o tráfego, as autoridades anunciaram entretanto que todo o seu espaço aéreo vai estar encerrado a partir das 16h00 TMG (17h00 em Lisboa).
A companhia aérea escandinava SAS suspendeu todos os voos da Dinamarca para a Noruega, Escócia e norte de Inglaterra.
O espaço aéreo na Noruega e na Suécia também está a ser afectado, tendo sido já cancelados vários voos.
O espaço aéreo alemão vai ser encerrado parcialmente a partir das 14h00 de hoje (13h00 de Lisboa).
A decisão foi anunciada, hoje, em Bruxelas, pela agência de segurança aeronáutica (Eurocontrol), e abrange também todo o espaço aéreo da Holanda e da Bélgica.
A Lufthansa, maior companhia aérea alemã, anunciou, entretanto, que a partir das 12h00 horas locais serão cancelados todos os voos para o Aeroporto de Heathrow, em Londres. A Lufthansa tem cerca de 30 ligações por dia para o maior aeroporto britânico.
Estavam também a verificar-se atrasos de poucos minutos nos voos de longo curso para a América do Norte, porque as aeronaves são obrigadas a rodear a nuvem de cinza pelo sul, disse a mesma fonte.
A Segurança Aeronáutica Alemã, em Langen (Frankfurt), anunciou também que os pilotos serão informados dos sectores do espaço aéreo que estão a ser encerrados.
Tráfego aéreo sem perturbações na Islândia
Na Islândia, no entanto, o tráfego aéreo não está a ser perturbado, e os voos com partida ou destino Reiquejavique estão a fazer-se com normalidade, segundo as autoridades aeroportuárias islandesas.
O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas do sul da país.
SIC.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.