sábado, 8 de maio de 2010

CV:Cabo Verde inicia construção da central única de distribuição de energia em Santiago

PRAIA-O Governo de Cabo Verde procede ontem, sexta-feira(07), ao lançamento da primeira pedra da central única de distribuição de energia da ilha de Santiago, onde se situa a capital, Cidade da Praia, obra orçada em 44 milhões de euros.
Fonte do Ministério do Turismo, Indústria e Energia cabo-verdiano disse hoje à agência Lusa que o prazo de conclusão da obra é de 15 meses e que, assim que ficar concluída, "deverá resolver definitivamente" a crise energética da ilha mais populosa de Cabo Verde (cerca de metade da população total).
A fonte adiantou que o projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), pelo Banco de Investimentos e de Desenvolvimento (BIDC) da CEDEAO e ainda pelo Governo de Cabo Verde.
Com a conclusão deste projecto governamental, acrescentou, Santiago ficará praticamente ligada por uma rede única de distribuição de energia eléctrica em alta e média tensão.
Em declarações à agência de notícias local, a Inforpress, o director-geral da Indústria e Energia cabo-verdiano, Abraão Lopes, salientou que o projecto tem três vertentes principais, sendo a primeira a de construção da central única no Palmarejo, na Cidade da Praia.
A segunda é o transporte da electricidade através de linhas de alta tensão, que vão ligar Palmarejo a Calheta de São Miguel, numa distância de cerca de 50 quilómetros, em linha recta.
A partir da Calheta de São Miguel, e essa é a terceira vertente, o Governo vai construir uma nova subestação de redução da tensão de 60 para 20 kilowatts, de forma a enviar a energia eléctrica às redes para o Tarrafal, Santa Catarina e Santa Cruz.
OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.