terça-feira, 18 de maio de 2010

CV:Simpósio promove energias alternativas em Cabo Verde

PRAIA-Cabo Verde pretende substituir até 2020 metade do seu actual consumo energético por fontes alternativas ao petróleo. Um simpósio internacional sobre o assunto decorre desde ontem, na Cidade da Praia, com participantes de vários lugares do mundo, inclusive dos Estados Unidos e Brasil.
Esta é mais uma iniciativa da Universidade de Cabo Verde que, desta forma, pretende sensibilizar a comunidade académica e a opinião pública deste arquipélago para as potencialidades das energias alternativas.
Actualmente, a electricidade que Cabo Verde consome é oriunda da produção de petróleo, importado do exterior. Segundo o director-geral da Indústria, Abraão Lopes, este é um quadro que o Estado cabo-verdiano pretende reverter dentro de 10 anos, substituindo cerca de metade o actual consumo de crude por energias eólica e solar.
Caminhos
Para o académico João Resende Santos, este simpósio promovido pela Universidade de Cabo Verde visa ajudar a encontrar os caminhos para um melhor aproveitamento da energia não fóssil num país, onde, apesar das potencialidades, quase tudo está por fazer.
Por seu turno, o assessor do governo para questões de planeamento, Manuel Pinheiro, acredita que, através do conhecimento tecnológico, Cabo Verde pode perfeitamente fazer um melhor aproveitamento das suas enormes potencialidades a nível das energias renováveis.
De recordar que estão em processo de instalação quatro parques eólicos e dois solares nas ilhas de Boa Vista, Sal, S.Vicente e Santiago. Cabo Verde foi também escolhido para sede do recém-criado Instituto de Energias Renováveis da África Ocidental.
BBC AFRICA-Por José Vicente Lopes
Correspondente da BBC na Cidade da Praia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.