LONDRES-O líder do Partido Liberal-Democrata britânico, Nick Clegg, afirmou que passou uma noite "decepcionante" mesmo sendo reeleito, já que o partido teve um resultado inferior ao esperado nas eleições gerais de quinta-feira.
Nick Clegg já reagiu aos resultados das eleições que trazem ao Reino Unido o primeiro "hung parliament" (parlamento com minoria) desde 1974.
O líder dos lib-dem afirmou, hoje de manhã, que o partido com mais votos e assentos - os conservadores - deve procurar uma forma de governo que corresponda aos interesses da nação.
Resta agora saber se David Cameron vai propor uma coligação aos liberais-democratas. O discurso do líder dos tories está previsto para às 14h30, de acordo com informações avançadas pela BBC.
Clegg, de 43 anos, teve um resultado melhor do que na última votação na circunscrição de Sheffield Hallam e afirmou, ao lado da esposa, a espanhola Miriam, que ser reeleito foi "um grande privilégio".
Mas o aumento do apoio nacional ao partido, que durante a campanha eleitoral estava em terceiro lugar muito próximo dos trabalhistas, e em alguns momentos apareceu até em segundo lugar nas sondagens, não se traduziu num aumento de deputados.
"Esta foi obviamente uma noite decepcionante para os liberais-democratas. Está claro que não conquistámos o que esperávamos", afirmou.
"Acredito que fizemos uma campanha positiva, cheia de esperança, cheia de optimismo, que no meu entender envolveu muitas pessoas nas eleições, mas que depois não votaram nos liberais-democratas", completou.
Mas como os conservadores não conseguiram maioria absoluta na Câmara dos Comuns, "tories" e trabalhistas serão obrigados a negociar acordos com os partidos menores para formar um governo.
SAPO.PT/AFP
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.