NOVA IORQUE-O presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, confirmou hoje, domingo, que um carro encontrado a fumegar no centro do bairro de Times Square continha "de facto um engenho explosivo".
O centro do bairro de Times Square, no coração de Nova Iorque, foi evacuado sábado pela polícia depois de um alerta sobre a presença de um veículo que se temia poder conter uma bomba.
Em conferência de imprensa, Michael Bloomberg disse aos jornalistas que a rápida intervenção das autoridades e dos cidadãos permitiu evitar um evento que podia ter sido "muito letal".
"Tivemos muita sorte (...) por ter conseguido evitar o que poderia ter sido um evento muito letal. A brigada de minas e armadilhas confirmou que o veículo continha de facto um artefacto explosivo", disse o presidente da Câmara de Nova Iorque.
"Não temos ideia de quem pode estar por detrás disto e porquê", reconheceu Bloomberg, que salientou tratar-se de um engenho explosivo de fabrico caseiro e "amador".
Por sua vez, o chefe da polícia da cidade, Raymond Kelly, precisou que no carro foram encontrados três tanques de propano, fogos de artifício, 19 litros de gasolina e dois relógios com pilhas, fios elétricos e outros componentes.
No interior do veículo foi também encontrada uma caixa de metal preta, semelhante a um armário de armas, acrescentou.
A polícia da cidade está a analisar as imagens das câmaras de videovigilância instaladas perto do local onde foi encontrada a viatura.
O governador do Estado de Nova Iorque, David Paterson, qualificou o atentado falhado no centro do bairro de Times Square como um "acto terrorista" e prometeu punir os culpados.
Em comunicado, Paterson manifestou a sua satisfação por não haver feridos, mas avisou que a cidade, o Estado e as autoridades policiais federais "vão mobilizar-se para levar à Justiça o ou os responsáveis por este acto terrorista".
JN.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.