SANTA MARIA-O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi hoje alvo de todos os elogios e recebido de “abraços abertos” junto da CEDEAO no arranque da Cimeira que junta na ilha do Sal altos dignitários da África do Oeste e do Brasil.
Desde os presidentes de Cabo Verde e da Nigéria, Pedro Pires e Jonathan Goodluck, respectivamente, passando pelo presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, que intervieram na cerimónia de abertura da cimeira, todas as palavras foram de elogio ao “verdadeiro e genuíno” amigo de África.
Pedro Pires, em relação às relações Brasil – África referiu que haverá um antes e um depois de Lula da Silva, o estadista responsável, no seu entender, pelas relações, hoje, tão próximas e harmoniosas entre o continente africano e um “parceiro valioso” que nem o Brasil.
James Victor Gbeho, presidente da Comissão da CEDEAO, por seu lado, já antevê um exemplo de cooperação Sul-Su l” com o desenvolvimento das relações Brasil – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Já o Presidente da Nigéria e actual presidente em exercício da Conferência da CEDEAO, Jonathan Goodluck, perspectiva “amplas oportunidades” de cooperação num “imenso mercado” que precisa ser aproveitado, e capaz de dar novo impulso ao desenvolvimento da cooperação Sul-Sul.
A tudo isto, Lula da Silva respondeu com uma certeza: o século XXI vai testemunhar o renascimento de África desde que impere a paz e a segurança.
Disponível para ser o parceiro de África nesta empreitada, como referiu, Lula da Silva apontou a reforma da governança económica e política, a formação e a “ambição central” de combater a fome como factores primordiais do renascimento africano.
“O Brasil tomou a decisão política de se reencontrar com o continente africano pois não há dinheiro no mundo que pague a dívida histórica que o meu país tem para com o a África”, reforçou Lula da Silva, concluindo que o seu país são seria o que é hoje não fosse a participação de milhões de africanos no seu desenvolvimento.
A seguir à sessão de abertura, os trabalhos da Cimeira CEDEAO – África decorrem à porta fechada para análise de temas como infra-estrutura e transportes, promoção de empresas do sector privado, energias renováveis, segurança humana e desenvolvimento das capacidades.
O presidente do Brasil reúne-se ainda esta tarde com o primeiro-ministro José Maria Neves, a que segue um encontro conjunto com a imprensa.
Sabe-se ainda que ao longo do dia Lula da Silva deve reunir-se com o Presidente da Guiné-Bissau, Malan Bacai Sanhá.
INFORPRESS/AA/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.