quarta-feira, 14 de abril de 2010

CUBA:HAVANA PRIVATIZA SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

HAVANA-O sector tinha sido nacionalizado por Fidel Castro nos anos 60. A nova medida é considerada a primeira grande reforma no sector de comércio e serviços no país.
O Governo de Raul Castro começou a entregar a administração de centenas de pequenas barbearias, cabeleireiros e salões de beleza aos trabalhadores. O sector tinha sido nacionalizado por Fidel Castro em 1968.
Os encarregados de tais estabelecimentos poderão de ora em diante alugar o respectivo espaço e pagar impostos, em vez de receberem um salário mensal por neles estarem a exercer a sua actividade.
Yordanka, empregada de um salão de beleza na cidade de Holguín, contou por telefone à Reuters que vai ter de "trabalhar mais para conseguir um bom rendimento", mas que gosta da ideia de poder ter o seu próprio negócio.
As primeiras reformas económicas de Raul Castro incluíram a entrega a agricultores particulares de terras estatizadas que não estavam a produzir ou a dar lucro.
Também já existem alguns taxistas que podem trabalhar por si, sem ter de estar integrados em nenhuma cadeia estatal. Prevê-se que a tendência se vá generalizando progressivamente a diversas áreas de serviços.
Esta entrega de barbearias e salões de beleza, poderá ser o início de uma privatização, há muito esperada, de uma série de pequenas empresas.
RADIO RENASCENÇA(RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.