PRAIA-O número de utilizadores do serviço de telecomunicação móvel em Cabo Verde ultrapassa os 350.000 assinantes, indica a Agência Nacional de Comunicação (ANAC).
Segundo o presidente da ANAC, David Gomes, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, o mercado de telefonia móvel tem verificado um aumento exponencial nos últimos três anos, o que significa que o número de utilizadores triplicou em relação ao da telefonia fixa.
"Neste momento temos o mercado de telefonia fixa quase a estagnar. Até não é mau porque noutras paragens, com o crescimento do mercado de comunicação móvel, o da telefonia fixa estava em queda", indica o responsável.
No caso de Cabo Verde, conforme David Gomes, constata-se que, mesmo com o aumento que tom acontecido nos últimos três anos, o mercado de telefonia fixa vai mantendo o número de clientes.
Quanto à internet, continua a crescer de forma lenta, o que tem suscitando da ANAC a promoção da massificação da utilização da Internet, tendo licenciado mais duas provedoras deste serviço no país, que se juntam às três provedoras existentes.
A introdução do preço grossista, da internet móvel e de novas tecnologias são outras das medidas que a agência tem em carteira para impulsionar o crescimento do mercado de internet em Cabo Verde.
Refira-se que em Fevereiro último o ministro do Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, anunciou que o número de utilizadores dos serviços de telecomunicações móveis triplicou de 2006 para 2009, passando de cerca de 100.000 assinantes de telefonia móvel para aproximadamente 300.000, fruto da liberalização do sector em 2006.
Estes e outros dados estatísticos, como os relativos ao serviço postal são apresentados hoje, em conferência de imprensa, pela ANAC.
OJE/INFORPRESS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.