sexta-feira, 16 de abril de 2010

CV:Novas exigências atrasam passaportes para os cabo-verdianos na diáspora

LISBOA-A Embaixada de Cabo Verde em Lisboa anunciou ontem que as novas exigências técnicas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) vão implicar uma demora adicional na emissão de passaportes para os cabo-verdianos na diáspora.
Em comunicado, é indicado que a demora se deve à inexistência, nos consulados e nas embaixadas, dos novos equipamentos para a emissão dos novos passaportes biométricos.
O projecto tem vindo a ser implementado pelo governo cabo-verdiano no arquipélago com a ajuda de Portugal, no âmbito da Parceria para a Mobilidade, que, por seu lado, se enquadra na Parceria Especial com a União Europeia (UE).
"As novas medidas anunciadas pela ICAO estão relacionadas com a exigência de um mecanismo de leitura óptica através do código MRZ, o que implica a instalação de novos equipamentos que ainda não existem nas embaixadas e consulados de Cabo Verde", lê-se no comunicado da missão diplomática cabo-verdiana em Lisboa.
Por essa razão, acrescenta-se na nota, a emissão de passaportes cabo-verdianos passa a exigir mais tempo, com a embaixada a sugerir que os pedidos de emissão de novos passaportes sejam feitos com maior antecedência.
A razão tem a ver com a necessidade de os dados dos interessados em adquirir passaporte cabo-verdiano terem de ser enviados para Cabo Verde, onde a Direcção de Emigração e Fronteiras local os emitirá, reenviando-os depois para embaixadas e consulados.
Segundo a nota, o governo cabo-verdiano está a providenciar a instalação dos novos equipamentos em embaixadas e consulados e a tomar medidas com vista a acautelar quaisquer transtornos aos cidadãos cabo-verdianos.
"Solicita-se, por isso, a todos os cidadãos que estejam a tirar o passaporte pela primeira vez, ou cujos passaportes se tenham extraviado, ou ainda os que tenham de renovar o seu passaporte, que o façam com a maior antecedência possível, sobretudo em relação aos passaportes emitidos antes de Novembro de 2005", avisa a embaixada cabo-verdiana.
OJE/LUSA
Data:16/04/10

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.