segunda-feira, 12 de abril de 2010

HOLANDA:ALTA TECNOLOGIA CONTRA DROGAS LEVES

HAIA-A polícia da região de Kennemerland, no norte da Holanda, tem experimentado métodos de alta tecnologia para atingir os plantadores de maconha onde mais dói. A abordagem se mostrou eficiente e deverá ser adotada em todo o país.
Fumar pequenas quantidades de maconha é permitido na Holanda, mas plantar não é. É um negócio extremamente lucrativo e acredita-se que existam cerca de 30 mil plantações ilegais de cannabis no país. Algumas altamente profissionais, outras em quartos no sótão.
Durante uma rusga perto do aeroporto de Schiphol, a polícia local apresentou ao ministro holandês da Justiça, Ernst Hirsch Ballin, uma das maiores histórias de sucesso dos últimos anos na luta contra os plantadores de cannabis.
Software especial
Antes da colheita ser destruída, a polícia coloca uma estimativa do número de plantas no computador, explica Karel Hunsche. Ele desenvolveu um software que pode calcular exactamente quanto dinheiro os plantadores teriam ganho se tivessem conseguido vender as plantas.
"Nós basicamente mandamus a conta pra eles”, diz Hunsche. “No passado, normalmente não eram feitas estimativas, eles simplesmente eram processados por ter uma plantação. Mas agora nós sabemos exactamente quanto dinheiro eles ganhariam ilegalmente e eles recebem uma multa neste valor.”
Aliança de casamento
E mais: os plantadores não são multados no final do julgamento mas imediatamente. Com base nos cálculos produzidos pelo software, os policiais que fizeram a batida podem confiscar qualquer bem de valor no acto.
“Isso pode incluir carros ou jóias”, diz Max Daniel, que lidera do projecto de combate às plantações ilegais de maconha na polícia holandesa. “Em um caso nós até confiscamos uma aliança de casamento. Eles podem tê-la de volta, é claro, mas só quando entregarem seus lucros. Nossa filosofia é que o crime não deve compensar nunca.”
Estrago social
O método da polícia de Kennemerland, que arrecadou seis milhões de euros no ano passado, chamou a atenção do governo holandês em Haia. Estima-se que, no total, as plantações ilegais de maconha na Holanda tenham lucro de dois bilhões de euros anuais.
O ministro da Justiça, Ernst Hirsch Ballin, nega que esteja só querendo fundos extra. Ele enfatisa que a abordagem da polícia também pode ajudar a combater o “estrago social” causado pelo abuso da maconha
Em todo o país
Críticos do ministro apontam para as contradições de um sistema que permite o uso da maconha mas criminaliza todos os canais de fornecimento. Mas, de uma maneira ou de outra, o ministro diz que a abordagem de ‘arrombar a porta e pegar os lucros’ está pronta para começar. A introdução em nível nacional pode acontecer ainda este ano.
RNW-POR PERRO DE JONG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.