segunda-feira, 12 de abril de 2010

CV:GOVERNADORA-GERAL DO CANADÁ VISITA CABO VERDE ESTE MÊS

A governadora-geral do Canadá, Michaelle Jean, visita Cabo Verde a 23 e 24 de Abril, a concluir uma digressão africana consagrada às relações bilaterais e regionais, que começa no Senegal a 14 de Abril.
A passagem de Michaelle Jean pela ilha cabo-verdiana do Sal foi confirmada pelo embaixador do Canadá no arquipélago, Jean-Pierre Bolduc, e pelo director dos Assuntos Políticos e da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha.
Durante a sua estada no Sal manterá um encontro com o presidente da República, Pedro Pires, com quem deverá discutir o estreitamento das relações existentes entre os dois países.
Segundo Jean-Pierre Bolduc os valores dos direitos humanos, da boa governação e do desenvolvimento apresentados por Cabo Verde constituem as razões essenciais para esta visita, em que a governadora do Canadá será acompanhada por uma delegação constituída por pessoas dos sectores dos direitos das mulheres, cultural, jornalismo, empresários e juventude.
"Durante esta visita a governadora irá abordar com o Governo cabo-verdiano questões relacionadas com o negócio, a política, a economia e a educação. Nestes sectores poderão surgir cooperações frutíferas", sublinha o embaixador de Canadá em Cabo Verde, residente no Senegal.
Para o director dos Assuntos Políticos e da Cooperação do MNE, José Luís Rocha, esta visita demonstra o reconhecimento, por parte do Canadá, do desempenho de Cabo Verde no que respeita aos direitos humanos, a boa governação e ao desenvolvimento económico.
"Apesar de não existir uma tradição de cooperação entre os dois países, o Canadá já teve alguma participação no país, através da Agência de Cooperação do Canadá. No entanto esta visita será a abertura de uma janela de oportunidade para o desenvolvimento no campo económico".
Além deste sector, José Luís Rocha acredita que a educação, as tecnologias e a gestão financeira estarão no centro de debate para um futura cooperação entre os dois países.
Durante a sua estada no Sal Michaelle Jean manterá encontros com o presidente da Câmara da Ilha, com representantes da sociedade civil, com a associação Valorizar Sal, e visitará exposições e locais de interesse turístico.
Michaelle Jean, nascida em Port-au-Prince, no Haiti, é a 27.ª governadora-geral, nomeada no cargo a 27 de Setembro de 2007.
É a primeira visita de um governante canadiano a Cabo Verde e acontecerá na Ilha do Sal pelo facto de o aeroporto da Praia não possuir dimensões necessárias para receber o avião que transporta a governadora canadiana.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.