terça-feira, 20 de abril de 2010

HOLANDA:MINISTRO HOLANDÊS AUTORIZA VOOS

AMSTERDÃO-Com a escala de prejuízos pelo fechamento dos aeroportos europeus ficando mais aparente, mais e mais questões estão sendo levantadas sobre a necessidade de manter os aviões no chão.
O ministro dos Transportes holandês, Camiel Eurlings, está abrindo o caminho, fazendo pressão para que o tráfego aéreo entre novamente em movimento e questionando se as medidas drásticas poderiam ter sido evitadas e os danos limitados.
Eurlings diz que planeja abrir o espaço aéreo holandês novamente até as 8:00 da manhã de terça-feira, no mais tardar.
Mais precisão
Durante uma vídeo-conferência entre ministros dos Transportes de vários países europeus, Eurlings defendeu uma proibição de voos mais precisa, baseada em onde a nuvem de cinzas vulcânicas é mais densa.
”Eu espero que nós estejamos em condições de permitir em breve também o voo de passageiros e acho que isso poderá acontecer, tomando como base os voos experimentais que fizemos”, disse o ministro.
De fato, nesta segunda-feira à tarde, aviões da companhia aérea holandesa KLM descolaram do Suriname e de Curaçao trazendo passageiros para a Europa. A KLM, juntamente com outras companhias aéreas europeias, havia feito voos experimentais anteriormente, com sucesso. Portanto, a pressão agora é para que os voos voltem ao normal o mais rápido possível.
Perdas
Estima-se que as companhias aéreas tenham perdido 150 milhões de euros por dia devido à proibição de voar. O director da KLM, Peter Hartman, que voou em um dos voos experimentais, disse que o espaço aéreo europeu está seguro, “com excepção de um corredor que vai da Islândia à Rússia”.
Onno van der Zee, do serviço Sky Services Netherlands, acusa as autoridades de aviação holandesas de incompetência grosseira. Steven Verhagen, do sindicato de pilotos comerciais holandeses, diz que a Holanda está sendo cautelosa demais: “Ninguém vai voar por uma nuvem densa de cinzas”.
Fala-se de um resgate financeiro coordenado para as perdas sofridas pela indústria aérea.
Bruxelas na defensiva
Em parte devido à escala das perdas, a agência europeia de controlo aéreo, Eurocontrol – que ordenou a proibição de voos –, está na defensiva. O comissário de Transportes da União Europeia, Siim Kallas, defende a decisão de fechar grande parte do espaço aéreo europeu.
“Não se pode contestar hoje que estas directrizes sejam irracionais. Não se pode dizer imediatamente que foi uma falha da UE. É um vulcão. É um evento completamente sem precedentes”, argumenta Kallas.
Mas Giovanni Bisignani, chefe da Associação de Transporte Aéreo Internacional, diz que a indústria da aviação está enfrentando sua pior crise, pior até que a causada pelos atentados de 9 de Setembro de 2001 nos EUA.
Ainda não terminou
Especialistas dizem que é impossível prever por quanto tempo o vulcão Eyjafjallajökull continuará em erupção na Islândia. Ele pode continuar expelindo cinzas durante meses. E enquanto o padrão climático desfavorável deve mudar esta semana, levando as cinzas para outra direcção, a pausa pode ser temporária.
“Se nos mantivermos na actual linha, posso prever que ainda teremos problemas por muito tempo. E viajantes não vão aceitar isso, a indústria não vai aceitar isso, e provavelmente não seja sequer necessário. Por isso tenho uma opinião tão firme a respeito”, disse o ministro holandês Camiel Eurlings.
Tão firme que Eurlings está preparado para contestar o que alguns já vêem como política excessivamente cautelosa de Bruxelas.
RNW- Por John Tyler

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