domingo, 16 de maio de 2010

BRASIL/IRÃO:Lula da Silva "optimista" sobre acordo com Teerão

Lula  reúne-se neste domingo (16) com o presidente do Irão e o líder supremo do país, em Teerão(Foto: Ricardo Stuckert /PR)
TEERÃO-O Presidente brasileiro está "optimista" sobre a evolução das discussões em curso para alcançar um acordo no âmbito do dossier nuclear iraniano, afirmou hoje um porta-voz da delegação brasileira que acompanha Lula da Silva a Teerão.
"O Presidente está optimista sobre as discussões em torno do dossier nuclear", disse o responsável brasileiro sob anonimato, citado pela agência France Presse.
Segundo referiu, "as negociações ainda estão a decorrer e é preciso aguardar até ao final das mesmas, na segunda-feira", antes de ser feito um balanço da mediação levada a cabo pelo Brasil entre o Irão e as super potências.
Esta mediação ocorre à margem de uma visita oficial destinada a reforçar as relações económicas e comerciais entre o Brasil e o Irão e de uma cimeira que terá lugar na segunda feira em Teerão dos não alinhados do G15, grupo ao qual pertencem os dois países.
Este encontro, que decorrerá na capital iraniana, é visto pelos Estados Unidos e pela Rússia como "a última hipótese" para alcançar uma solução diplomática, numa altura em que as super potências analisam um projeto de novas sanções contra o Irão, apesar deste país rejeitar as acusações da comunidade internacional sobre a sua intenção de se dotar de armas nucleares.

 Lula ganha foto oficial ao final do encontro com presidente iraniano (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Hoje de manhã, o Presidente Lula da Silva este reunido com o seu homólogo iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e foi igualmente recebido pelo líder da República islâmica, Ali Khamenei.
A questão do nuclear esteve em cima da mesa neste encontro, avançou fonte da delegação brasileira, acrescentando que esta questão é "um dos dossiers mais importantes" da visita de Lula da Silva a Teerão.
O dossier nuclear esteve também no centro da discussão, hoje, num encontro entre o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Manouchehr Mottaki, e os seus homólogos brasileiro, Celso Amorim, e turco, Ahmet Davutoglu.
A Turquia é um forte apoiante do Brasil na sua mediação entre Teerão e as super potências.
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoglu, chegou hoje a Teerão a convite do seu homólogo iraniano para participar nas negociações sobre o dossier nuclear.
DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.