PRAIA-O novo líder do MpD em Santiago Sul, José Filomeno Monteiro, considera a vitória deste domingo nas eleições regionais do seu partido como uma “vitória da juventude” e prova de que dentro do MpD há democracia.
“A nossa lista acreditou na juventude cabo-verdiana e ousou trazer toda a juventude do MpD e conseguimos mobilizar o partido, galvanizar os militantes que perceberam a nossa mensagem”, afirmou Zé Filomeno que estabeleceu como prioridade “ir para o terreno para e atento aos problemas da sociedade, atento às questões que afligem as nossas populações, principalmente com a nossa juventude”.
José Filomeno fez questão de salientar que hoje, “vivemos do Cabo Verde do desemprego, e onde a criminalidade assola”, daí a necessidade do MpD estar mais presente na sociedade e ao lado dos jovens.
“A nossa lista acreditou na juventude cabo-verdiana e ousou trazer toda a juventude do MpD e conseguimos mobilizar o partido, galvanizar os militantes que perceberam a nossa mensagem”, frisou.
Ontem, o adversário de José Filomeno nestas eleições, Agostinho Lopes mostrou a sua preocupação em relação à abstenção que rondará os 60 e os 70 por cento, afirmando que é preciso fazer uma análise aprofundada por parte do partido ventoinha.
Hoje, o presidente do MpD, Carlos Veiga disse à imprensa que concorda que se deve estudar esta abstenção, mas está mais virado a explicar esse fenômeno com problemas técnicos. “Essa abstenção é em parte uma abstenção técnica, mas da outra parte, as pessoas não foram votar” porque, se calhar, não acharam que fosse importante. É preciso analisar o porquê”.
Por outro lado, diz Carlos Veiga que é de justiça dizer-se que houve centenas de pessoas que quiseram votar e não foi possível porque não constavam dos cadernos. Alguns até com o cartão de militante do MpD. Porque houve problemas nos cadernos sim, senhor.
A relativa desorganização dos cadernos eleitorais nas eleições internas do MpD na região de Santiago-Sul não permitiu a que muita gente pudesse exercer o seu direito de voto.
José Filomeno mostro esta manhã toda a abertura apara trabalhar com Agostinho Lopes e outros integrantes da lista derrotada.
A renovação que José Filomeno diz ter sido a razão da vitória da sua lista e que se encaixa na própria orientação do partido visa ainda preparar o MpD para as legislativas e presidenciais que se avizinham. ainda o sentido de preparar os combates eleitorais que se avizinham. “Vamos ter um partido oleado, preparado, capaz de vencer todas as batalhas eleitorais que se vão aproximando”.
Ainda de acordo com Filomeno, a as eleições terminaram ontem e para aqueles que pensavam que não existe democracia interna no MpD, desenganou-se. “Acabamos de provar que somos efectivamente o partido da democracia. Estamos aqui juntos e prontos para as batalhas que se avizinham”.
EMANUEL BARBOSA ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA REGIONAL
LISBOA-Emanuel Barbosa, líder da lista «Renovar para Ganhar» foi, ontem 2 de Maio, eleito Presidente da Comissão Política Regional de Portugal do Movimento para a Democracia, MpD, conforme um comunicado que chegou ao nosso jornal da Comissão Eleitoral, no qual se pode ler que “com base nos resultados definitivos das eleições” aquele candidato ganhou as eleições.
Segundo o comunicado, Barbosa foi eleito com 97,44% dos votantes, o que corresponde a 59,84% do número de eleitores inscritos.
Recordamos que a lista «Renovar para Ganhar» foi de consenso e apresentou para a Assembleia Regional Joaquim Correia.
MLITANTES ELEGEM NELSON BRITO E ESTANISLAU BENTO
VILA RIBEIRA BRAVA-Como estava previsto, os militantes das concelhias do MpD na ilha de S. Nicolau elegeram na sexta-feira as duas listas únicas propostas na Vila de Ribeira Brava e no Tarrafal.
Para o cargo de presidente da Comissão Política Regional de São Nicolau foi eleito Nelson Brito, com 99,8% dos votos. A abstenção rondou os 43,4% e 0,2% votaram “não”.
Em relação à Comissão Política Concelhia da Ribeira Brava, os militantes foram unânimes ao eleger Estanislau Bento com o “sim” dos 100 por cento de votantes. A abstenção foi mais elevada: 45,2 %.
Recorde-se que para as duas eleições estavam previstas listas de consenso.
Antes das eleições Nelson Brito dissera ao Liberal que “o grande objectivo da futura Comissão Política Regional do MpD São Nicolau é vencer as eleições legislativas de 2011 em São Nicolau, ajudando assim o MpD a chegar ao Governo de Cabo Verde”.
“O MpD está pronto para vencer as legislativas de 2011 e preparado para governar o país”, referiu o deputado.
LIBERAL.SAPO.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.