A afirmação foi feita no início da tarde de hoje (17), pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, durante a inauguração, na Praia, do Centro Comum de Vistos (CCV).
Jorge Borges, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
PRAIA-"Nossa ambição no quadro da mobilidade é mais vasta, vai ao ponto de querer-mos aproximar aos regulamentos europeus que nos permitam, na base da reciprocidade, a isenção de vistos para o espaço Schengen".
A afirmação foi feita no início da tarde de hoje (17), pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, durante a inauguração, na Praia, do Centro Comum de Vistos (CCV).
Ainda segundo Borges, no quadro da relação de Cabo Verde com a União Europeia está em fase de negociação, muito avançada, um acordo sobre a facilitação de vistos, para funcionários, homens de negócio e académicos, nas suas deslocações aos países europeus do Espaço Schengen e também com base na reciprocidade, as deslocações dos europeus a Cabo Verde.
O governante adiantou que também está-se a discutir com a União Europeia, um acordo de readmissão de nacionais de terceiros estados, o que conforme ele, é demonstrativo do engajamento e da reassunção de Cabo Verde, dos compromissos na luta contra emigração irregular, que é também um dos pilares da declaração da parceria para a mobilidade.
Centro Comum de Vistos
O Centro Comum de Vistos inaugurado hoje (17), na Praia, marcou a primeira ação concreta resultante da Parceria Espacial entre Cabo Verde e a União Europeia.
Situado na Achada de Santo António, em frente a Sede das Nações Unidas, o centro que começa a funcionar a partir de quinta feira, 20, e vai emitir vistos de curta duração, para Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Eslovénia e República Checa.
A intenção dos promotores do projecto é que a longo prazo haja em Cabo Verde, uma janela única para e recepção e emissão de visto, para toda a Europa, conforme a pretensão dos promotores do projecto do acordo de parceria para a mobilidade, assinado em Junho de 2008, entre o País e o Bloco Europeu.
O CCV está equipado com modernos meios electrónicos e informáticos, nomeadamente de um novo sistema de marcação de entrevistas e de preenchimento dos formulários através do portal www.eurovisaccv.com, bem como de tecnologia biométrica.
Durante a inauguração, o Embaixador da União Europeia acreditado na Praia, Josehp Koll, anuncio que com a harmonização do processamento de vistos nos países europeus, os passaportes cabo-verdianos, diplomáticos e de serviço terão livre acesso no espaço europeu.
Já o Secretário de Estado Português das Comunidades, António Braga destacou que a concretização do Centro Comum de Vistos é fruto dos esforço e do cumprimento que Cabo Verde tem assumido junto da União Europeia.
RTC com RCV (Óscar Monteiro)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.