quinta-feira, 6 de maio de 2010

REINO UNIDO:CANDIDATOS JÁ VOTARAM

LONDRES-O candidato conservador David Cameron votou na manhã desta quinta-feira em Spelsbury (noroeste de Londres), cenário de uma manifestação bem-humorada de dois eleitores.
Cameron, que com 43 anos sonha em ser o próximo morador do número 10 de Downing Street depois de 13 anos ininterruptos de trabalhismo, votou às 10H30 locais acompanhado da esposa, Samantha, que espera um filho para setembro.
O conservador, o primeiro dos três líderes a votar nessas eleições gerais, posou para os fotógrafos, mas não quis fazer comentários, limitando-se a dizer que estava se sentindo bem.
Na hora da abertura do colégio, dois homens, um deles usando uma jaqueta e um chapéu de palha, subiram no telhado do local e exibiram um bandeirola com uma foto de Cameron que diza: "Britânicos, se conscientizem de seu lugar. Votem Eton - Votem Tory".
Cameron, que é acusado por seus detratores de ser 'bem nascido' e afastado da realidade, estudou no elitista Eton College, uma escola particular pela qual passaram 18 primeiros-ministros.
Os dois eleitores debochados abriram uma garrafa de champanhe e explicaram que estava ali para celebrar e não para protestar. Depois, se retiraram pacificamente do local.
O popular líder liberal-democrata Nick Clegg, a grande surpresa das acirradas eleições gerais britânicas, votou nesta quinta-feira em sua sessão de Sheffield (norte da Inglaterra), acompanhado da esposa espanhola Miriam González.
O casal chegou ao colégio eleitoral às 11H15 locais, mas Miriam não pôde votar mesmo casada com Clegg, já que não adotou a nacionalidade britânica.
"Não creio que meu voto seja secreto", brincou Nick Clegg, que classificou estas eleições como uma "oportunidade única em uma geração" para mudar a política britânica.
Clegg, prejudicado por um sistema eleitoral que favorece os grandes partidos, e em particular os trabalhistas, surgiu com força na campanha ao arrasar no primeiro debate televisivo da história do país, apesar de aparentemente ter perdido fôlego nos últimos dias, embora possa ainda ter um papel decisivo nas eleições.
O primeiro-minitro britânico e líder do Partido Trabalhista, Gordon Brown, votou nesta quinta-feira na Escócia. Brown, que, aos 59 anos, busca legitimar nas urnas o cargo que herdou de Tony Blair em junho de 2007, apareceu sorridente às 11H10 locais (7H10 de Brasília) no North Queensferry Community Centre, acompanhado de sua inseparável esposa, Sarah, e foi embora sem dar declarações.
O desgastado primeiro-ministro, favorecido pelo sistema eleitoral vigente na Grã-Bretanha, parece ter melhorado sua posição nas últimas pesquisas, que anunciam, no entanto, uma vitória da oposição conservadora dirigida por David Cameron, mas sem a maioria absoluta necessária para formar imediatamente um governo.
RNW/ANP/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.