Eleições no Reino Unido
Os dois principais jornais britânicos, The Guardian e The Times, anunciaram neste sábado que não apoiarão o Partido Trabalhista nas eleições legislativas deste 6 de Maio, infligindo um novo golpe no primeiro-ministro Gordon Brown
O jornal The Times, de centro-direita, anunciou em editorial que apoia os Conservadores, representados por David Cameron, facto que não ocorre no jornal há 18 anos.
«Brown argumentou que os eleitores não se devem arriscar e colocar em perigo a solução para a crise económica, votando nos conservadores. Mas não entende que é ele a grande ameaça e que continuará a fazer as mesmas coisas».
«Sim, a economia está em perigo. E Brown é o perigo», afirma o jornal.
O jornal The Times qualifica o Trabalhista como um partido «cansado e na defensiva», acreditando que David Cameron seja «um exemplo de coragem, de bom julgamento e com as características (necessárias) para colocar o país novamente no caminho de um futuro mais sadio e mais sólido. É tempo de votar no novo conservador».
No mesmo dia, o The Guardian, um jornal de centro-direita, optou por romper o tradicional apoio aos trabalhistas e juntar-se aos liberais-democratas, que progrediram nas sondagens graças à boa performance de seu candidato, Nick Clegg, nos debates televisivos.
«Se o The Guardian tivesse que votar nas legislativas de 2010, daria seu voto com entusiasmo aos liberais-democratas», indicou o jornal, aprovando o apoio do partido a uma reforma do sistema eleitoral britânico.
O The Guardian havia feito, antes, um apelo aos trabalhistas para que mudassem de líder e abandonassem Gordon Brown. Afirma que, por não terem seguido o conselho, os trabalhistas «perderam a oportunidade de se renovarem e devem enfrentar as consequências» da decisão.
«É difícil mostrar entusiasmo quando se é convidado a apoiar mais cinco anos do governo trabalhista tendo Gordon Brown como primeiro-ministro», afirmou.
O semanário britânico The Economist, que apoiou o partido Trabalhista na época de Tony Blair, já tinha defendido, na quinta-feira, o voto no Partido Conservador.
Sol com agências
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.