sábado, 1 de maio de 2010

CV:VOO HISTÓRICO APROXIMA SÃO VICENTE DA EUROPA

MINDELO-Às 17H26, hora local, aterrou em São Vicente o primeiro voo proveniente da Europa, que chamou ao aeroporto de São Pedro a população do Mindelo em grande número para receber, com muitos abraços, os 166 passageiros que partiram do aeroporto da Portela em Lisboa, inaugurando a nova linha dos TACV, muito aguardada pela população de Barlavento e que vem na sequência da internacionalização do aeroporto de São Vicente que em Fevereiro recebeu o seu primeiro voo internacional proveniente de Boston nos Estados Unidos.

A voz do povo
Habituado a viajar pelos quatro cantos do mundo, Toy Vieira, músico, compositor, e director musical da banda da Lura, diz que foi uma viagem descontraída, que “é bom sair e entrar logo em casa. Bom para nós e para Cabo Verde”.
No mesmo sentido o Sr. Manuel Mom, delegado do Centro de juventude de São Vicente classificou a viagem como um dos momentos mais felizes da sua vida, acrescentando que “poder viajar sem constrangimentos das escalas e mudanças de avião é uma grande alegria para os sanvicentinos.”
Alice Santos, uma passageira natural de São Vicente e que vive em Lisboa disse que foi uma sensação muito boa e enaltece a atenção especial que foi dada a todos pela equipa dos transportes aéreos de Cabo Verde (TACV).
Importância estratégica
Com a inauguração desta ligação aérea a Europa e o aeroporto internacional de São Pedro passa assim a ser a grande porta de entrada de São Vicente que é habitualmente denominada de “ilha do porto grande” pela importância que o seu cais de águas profundas teve na sua cultura, comércio e história, desde o seu povoamento.
Mário Almeida, dos TACV, declarou ao SAPO que este voo será um voo regular e semanal com objectivo de servir o fluxo de turismo e os habitantes de barlavento residentes em Lisboa, assim como criar uma linha directa de São Vicente para Portugal.
A partir de Julho o horário de partida do voo passará para as 8 horas de Lisboa a fim de permitir aos passageiros com destino final a Santo Antão poderem ainda apanharem ligação marítima para ilha ainda no mesmo dia.
Enquadrado na estratégia de expansão das suas linhas, a TACV pondera, em função da procura, aumentar para dois os voos semanais para São Vicente e estão em perspectiva voos a partir de Madrid e Nice para Cabo Verde.
Com o processo de expansão e internacionalização do novo aeroporto, o Governo, Câmara Municipal, empresários e população em geral vem declarando que a sua expectativa é que São Vicente e as ilhas vizinhas ganhem um novo e decisivo impulso para o seu desenvolvimento económico alicerçado no turismo e no comércio.
SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.