domingo, 4 de julho de 2010

CEDEAO: reunião do Sal não atinge objectivo principal

ILHA DO SAL-Não foi eleita a nova Comissão da CEDEAO durante a Cimeira do Sal, ou seja, falhou assim um dos objectivos do 38º encontro de Chefes de Estado e Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que decorre em Santa Maria.
Fontes adiantaram que os onze presidentes, um vice-presidente e um chefe da diplomacia dos 13 Estados presentes na cimeira - Guiné-Conacri e Níger estão suspensos - não alcançaram qualquer consenso em relação aos critérios de elegibilidade.
De acordo com um relatório a que a Lusa teve acesso, o Burkina Faso, que estava indigitado por ordem alfabética (o Benim não conta), vê em perigo o cargo de presidente, o mesmo se passando com a vice-presidência, em que o Senegal concorre contra Cabo Verde.
Para os cargos de comissários, estão elegíveis a Guiné-Bissau, Benin, Gâmbia, Libéria, Costa do Marfim, Mali, Gana, Nigéria e novamente Senegal, sendo nove países candidatos a apenas seis lugares.
A nova Comissão só entrará em funções em Janeiro de 2011.
Decisões que só serão tomadas em nova cimeira marcada para Dezembro deste ano.
Falta ainda ouvir a declaração final da cimeira, cuja leitura foi adiada para este sábado, mas nem a declaração final é uma certeza, podendo esta vir a ser transformada, apenas, num comunicado.
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/18245

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.