segunda-feira, 8 de março de 2010

CV(LIBERAL):GOVERNO SEM MOTIVOS PARA COMEMORAÇÕES E EM DÍVIDA PARA COM OS CABO-VERDIANOS

PRAIA-O Movimento para a Democracia (MpD) considera que o Governo que completa hoje quatro anos de governação não tem motivos para comemorações, porque falhou em relação às políticas que se propôs para o país.
Para Carlos Veiga, o Executivo liderado por José Maria Neves "falhou na economia, no desemprego, na redução da pobreza, na garantia da segurança aos cabo-verdianos, na justiça e falhou também no que respeita à Electra e aos TACV, o que significa um falhanço em questões fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde.
Em declarações também nas antenas da RCV, o líder do MpD vai mais longe e diz que este Governo não soube prevenir e prever os efeitos da crise e não soube ajudar os empresários a enfrentarem a crise (como se ouviu queixar no ano passado pelo próprios, na comunicação social) e, por isso, avança Veiga, “não motivos para celebrar”.
Pelo contrário, refere o Presidente do MpD, “os cabo-verdianos estão a sofrer e a passar por momentos difíceis, porque o Governo revelou-se completamente incapaz de cumprir as suas promessas", sublinhou, apontando a remodelação governamental como uma lição que traduz o esgotamento desta governção.
JMN NÃO CUMPRIU METAS
A mesma leitura tem a UCID ao defender que o Governo está em dívida para com a Nação cabo-verdiana, porque não cumpriu as metas traçadas para esta legislatura que já se encontra no fim.
"Temos neste momento uma enorme franja da população no desemprego, com todas as dificuldades daí advenientes, porque o Governo não conseguiu reduzir o desemprego para um dígito”, afirmou António Monteiro. Prometeu também o crescimento em dois dígitos, infelizmente, não cumpriu. O Executivo prometeu mais cidadania e mais democracia e o que sentimos neste momento é que a democracia está a ser posta em causa, porque há um grande ponto de interrogação no tocante à qualidade da nossa democracia", continua, acrescentando que perante a promessa de mais segurança, existe um sentimento acentuado de insegurança entre os cabo-verdianos.
PAICV AUSPICIOSO
Como não podia deixar de ser o partido que suporta o Governo, o PAICV, na voz de Armindo Maurício, apontou este mandato, com um período mais auspicioso da governação em Cabo Verde.
"Na infra-estruturação deve-se destacar a construção de 3 aeroportos internacionais, a expansão e modernização das estradas em todas as ilhas, o forte investimento no capital humano - é só ver os resultados obtidos pela criação da Universidade de Cabo Verde, os resultados obtidos na área da formação profissional onde houve uma grande arrancada para o futuro, o que vai dar combate, sobretudo, para dar combate o desemprego na camada jovem com a sua qualificação e o seu enquadramento no mercado de trabalho e é preciso ver também, as demais áreas da Educação".
O Governo assinala hoje, 8 de Março, quatro anos de mandato da VII Legislatura. Para comemorar esta data, José Maria Neves reúne-se com altos responsáveis da Administração Pública numa reflexão conjunta subordinada ao tema "Cabo Verde: Nação Vencedora", marcada para esta tarde, na Sala das Conferências do Palácio do Governo.
LIBERAL.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.