segunda-feira, 22 de março de 2010

CV:Porton de Regresso: Mendes Brothers celebram Cabo Verde

O grupo musical cabo-verdiano Mendes Brothers está de volta com dois álbuns gravados em Los Angeles, Califónia, entitulados Porton de Regresso (The Gate of Return), em celebração do 550° Aniversário de Cabo Verde. Segundo o site MB Global Media, LLC, "Porton de Regresso é parte de uma série de multi-álbums que fazem tributo à cidade fundadora de Cabo Verde, Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Em declarações ao portal SAPO.CV, João Mendes, que junto com o seu irmão Ramiro constitui a dupla Mendes Bothers, revelou que o primeiro álbum, que sairá primeiro nos Estados Unidos, deverá ser lançado no final do mês de Abril, num grande espectáculo na Cidade Velha. Outros espectáculos de promoção estão previstos nas ilhas, Portugal, Angola e Estados Unidos.
A iniciativa destas duas edições (o segundo está previsto para Setembro) é do próprio grupo - que vem trabalhando canções sobre a Cidade Velha, nos últimos anos - e que vem coincidir com as comemorações oficiais do 35º aniversário da Independência Nacional e os 550 do achamento das ilhas.
"As diferenças estão nos estilos musicais, no primeiro será mais coladeiras e talaia baixo, enquanto que no segundo disco, cerca de 10 temas, é tudo bandêra", revela João Mendes.
Porton de Regresso, Cabo Verde País Museu, Mãe Querida Cabo Verde, Codé de Djarfogo, Hora de Bandera, Deusa de Orion, Bó É, Dia de Regresso e Cabrito Manso são algumas das faixas que compõe os álbums Porton de Regresso 1 e 2.
Para João Mendes, estes dois álbuns são uma "celebração de Cabo Verde enquanto porta do Atlântico, e uma celebração de toda a diáspora africana".
Nesse espírito, o site promocional revela que "os álbuns Porton de Regresso celebram a história e a cultura de Cabo Verde, e a jornada vitoriosa do seu povo. Os CD narram o papel crucial do arquipélago como o primeiro assentamento europeu nos trópicos e o berço do modelo multicultural e multiracial de sociedade que eventualmente tornou-se nas Américas e Caribe – o Novo Mundo. Como tal, Porton de Regresso 1 & 2 fazem uma homenagem à Ribeira Grande de Santiago e são dedicados ao povo de Cabo Verde e a todos os povos de África residentes no Novo Mundo – a Diáspora Africana do Atlântico – em celebração do triunfo mútuo sobre os desafios dos últimos 550 anos."
Sobre os Mendes Brothers:
Os Mendes Brothers, Ramiro e João Mendes são artistas, compositores e humanitários das Ilhas de Cabo Verde que vêm dedicando a sua carreira inteira à inovação da música de Cabo Verde e promovendo união e paz na África e no mundo.
Vencedores do prémio de música Oustanding World Music Act da Boston Music Awards em 1996, os Mendes Brothers são pioneiros da revolução musical de Cabo Verde chamada Bandera e Talaia Baxu. Com mais de 150 canções gravadas e 40 álbums produzidos, os Mendes Brothers são um dos principais protagonistas por trás das produções e arranjos modernos da música de Cabo Verde.
Em 2006, o Presidente e o Governo de Cabo Verde outorgou aos Mendes Brothers a condecoração civil máxima de Ordem do Vulcão e Medalha de Mérito, respectivamente, pela sua valiosa contribuição à cultura de Cabo Verde. Como humanitários, os Mendes Brothers têm trabalhado incansavelmente por mais de 20 anos nas regiões mais remotas de África, incluíndo Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde, promovendo paz e reconciliação através da sua música.
Parte da arrecadação das vendas da série de álbums Porton de Regresso será doada á fundação sem fins lucrativos dos Mendes Brothers, Music and Life Foundation – uma fundação dedicada a valer-se do poder da música para melhorar a qualidade de vida pelo mundo inteiro.
SAPO.CV-Por Joaquim Arena@

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.