quarta-feira, 31 de março de 2010

DIÁSPORA CV:FRANCISCO TAVARES TERMINA VISITA À COMUNIDADE NA HOLANDA

ROTERDÃO-O Presidente Da Câmara Muncipal de Santa Catarina e da Associação dos Municipios de Cabo Verde Francisco Tavares terminou este fim-de-semana uma visita de dois dias que vinha efectuando a Holanda, onde foi participar na Feira Internacional de Inter-tráfego que se realizou em Amsterdão.
Em entrevista à Rádio Atlântico, Francisco Tavares explicou que o certame permitiu-lhe ter acesso às mais modernas soluções e tecnologias em matéria de gestão do tráfego e da mobilidade urbanos. “São soluções que vão permitir-nos arrumar a cidade de Assomada, promover a mobilidade das pessoas entre os diversos bairros e a integração do espaço da cidade”, referiu.
Mas o objectivo principal da deslocação do edil santacatarinense e do seu Vereador Augusto Fernandes Silva a Holanda foi visitar a comunidade de Santa Catarina e em geral a comunidade cabo-verdiana na Holanda.
“Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, concelho com forte presença e investimento da emigração, esta visita permite-nos falar directamente com os emigrantes sobre a situação do concelho, da cidade de Assomada, das perspectivas de valorização dos investimentos que eles já fizeram no concelho e também sobre novas oportunidades de negócios”, disse Tavares, acrescentando que enquanto Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos a visita permitiu-lhe falar da situação dos municípios cabo-verdianos, “das dificuldades, mas também do avanços e das inovações para aprimorar a governação de proximidade”.
VISITA A CIDADE DE ROTERDÃO
Francisco Tavares esteve também em Roterdão para contactos com a comunidade radicada naquela cidade mais cabo-verdiana de Holanda e manteve um jantar de trabalho com o empresário Luis Fortes que, possivelmente, deverá apresentar em Santa Catarina durante o mês de Maio uma Gala de homenagem a todos os artistas cabo-verdianos falecidos e apresentar o DVD sobre Manuel D`Novas.
O Edil de Santa Catarina aproveitou os encontros com a comunidade para falar dos grandes projectos do concelho, e o maior deles na área de cultura que é transformar a cidade de Assomada, na capital de cultura da ilha de Santiago. Daí surgir o convite para visitarem o Município, em especial durante as Festas do 13 de Maio (Dia da Cidade), 25 de Novembro (Nha Santa Catarina) e durante o Festival de Verão.
O Polidesportivo de Nhagar, a inaugurar brevemente, mereceu igualmente a atenção dos presentes que receberam o convite para participar no Centenário da Revolta de “Ribeirão Manuel” (1910-2010) que deve decorrer de Junho a Dezembro.
Para terminar, o Autarca apresentou o programa da sua equipa, concluindo que assentam em três pilares essenciais: transformar o Concelho num local de conhecimento de acesso ao ensino, destacando, por isso, a excelente parceria que existe com a Universidade de Santiago e o apoio que a sua Câmara tem dado às crianças e jovens carenciados no tocante a bolsas de estudos e no transporte escolar.
 NORBERTO SILVA-Rádio Atlântico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.