Presidente do MpD acusou, no encontro que teve com os emigrantes radicados em Espanha, o Governo de José Maria Neves e o partido que o apoia, o PAICV, de manobras para que os cabo-verdianos que residem na diáspora não sejam todos recenseados. É o caso dos que residem na Guiné Bissau, Moçambique, Suécia, Reino Unido, Argentina, Canadá…
PRAIA-Acompanhado do seu vice-presidente, Jorge Santos, do deputado para o círculo da Europa, Miguel Sousa e de José Luís Livramento, membro da Comissão Política, o Presidente do Movimento para a Democracia, Carlos Veiga, acusou o Governo e o partido que o sustenta, o PAICV, de pretender recensear, na diáspora, apenas alguns cabo-verdianos. “O PAICV não quer o recenseamento de todos os cabo-verdianos, quer recenseamento de alguns cabo-verdianos”, disse.
Veiga que falava aos emigrantes em Espanha, reunidos na “Casa das Culturas”, em Bembibre, incentivou os emigrantes a participarem na vida política de Cabo Verde. Mas para isso, diz, “é preciso que todos se recenseiem”, apesar dos bloqueios que o Governo vai criando. Carlos Veiga diz que o MpD está “pronto e preparado para fazer voltar a esperança aos cabo-verdianos”, mas para isso é preciso que todos se recenseiem e possam votar.
O Presidente do MpD esclareceu que, durante as negociações para a revisão do Código Eleitoral, o seu partido propôs que o recenseamento deveria ser da responsabilidade da Comissão Nacional de Eleições que deveria eleger os membros das Comissões de Recenseamento depois de ouvir os partidos. “O PAICV não aceitou”, disse. Para viabilizar a revisão da lei, o MpD teve que aceitar uma solução “imposta pelo PAICV” que determina que as Comissões de Recenseamento devem ser eleitas no Parlamento por 2/3 dos deputados. E agora o PAICV não quer aplicar a lei nalguns países como Guiné Bissau, Moçambique, Suécia, Reino Unido, Argentina, Canadá… “a pretexto de que nesses países não há embaixadas”.
“O MpD diz tudo bem, não temos embaixada, mas temos cabo-verdianos com direito de voto e, portanto, tem que haver Comissão de Recenseamento”, responde Carlos Veiga.
VEJA VIDEO
http://www.youtube.com/watch?v=2Fa3dRJjBO0
LIBERAL.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.