PRAIA-O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, vai dia 13 a Bruxelas, onde deverá reunir-se com o presidente da Comissão Europeia para analisar a evolução da Parceria Especial com a União Europeia (UE).
A informação foi avançada hoje pelo secretário executivo da Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE, Eduardo Silva, durante a reunião do Grupo Local de Seguimento (GSL), que decorre na cidade da Praia.
Um dos pontos constantes da agenda da reunião, presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e pelos embaixadores da UE, Josep Coll, e da Espanha, Manuel Villavieja, é a preparação da visita do chefe do Governo à sede da Comissão Europeia.
Eduardo Silva disse que o programa de visita ainda não está concluído, mas adiantou que o ponto central será um encontro entre o chefe do Executivo e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
"A delegação já está constituída, embora o programa não esteja ainda concluído, faltando ajustar alguns detalhes, mas o ponto central é, sem dúvida, um encontro entre José Maria Neves e o presidente da Comissão Europeia", avançou.
O Grupo Local de Seguimento (GLS) da Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europeia (UE), reunido durante o dia de hoje, discute ainda a situação da Guiné-Bissau e a Cimeira Brasil/CEDEAO, marcada para Junho na ilha do Sal (Cabo Verde).
"A reunião tem como objectivo dar seguimento ao processo de diálogo bilateral instituído pela Parceria Especial, e irá possibilitar a análise de outras questões da agenda nacional e internacional, relevantes para as partes", garantiu Eduardo Silva.
O estado de avanço da implementação da Parceria Especial, o aprofundamento das relações económicas entre Cabo Verde e UE, para além da situação na sub-região Oeste Africana, estão na agenda desta V Reunião do GLS. Serão ainda trocadas informações sobre a preparação do próximo ciclo eleitoral em Cabo Verde e a reorganização dos serviços da União Europeia, à luz do Tratado de Lisboa, entre outras questões.
O Grupo Local de Seguimento constitui um dos mecanismos instituídos por Cabo Verde e a União Europeia para o seguimento do processo de implementação da Parceria Especial. Reúne-se duas vezes por ano.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.