PRAIA-Cabo Verde saltou da 107.ª posição para a 102.ª na lista mundial em desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, atingindo, a nível continental, o quarto lugar.
Segundo o jornal cabo-verdiano A Semana os dados constam no relatório "Avaliando a Sociedade da Informação 2010", publicado pela União Internacional para as Telecomunicações (UIT).
O estudo avalia a redução dos preços de telefonia e Internet em 159 países, comparando os dados levantados entre 2007 e 2009, com o índice a combinar os custos médios de telefone fixo, móvel e serviços de acesso à Internet em banda larga.
Na avaliação geral as maiores quedas dos custos foram observadas no preço da Internet (42%), seguido de serviços de telefone móvel (25%) e fixo (20%). Mas, apesar da redução significativa, os serviços de telecomunicações, em especial o acesso à banda larga, continuam fora do alcance de muitas pessoas, lê-se no documento.
Em Cabo Verde o índice dos custos dos serviços de telecomunicações foi encurtado de 11,26% do rendimento médio bruto per capita em 2008 para 7,09% em 2009.
Na lista dos países africanos o arquipélago alcançou o quarto lugar, apenas atrás das Seychelles (66.ª posição no ranking geral), ilhas Maurícias (72.ª), e África do Sul (92.ª).
A telefonia fixa e a móvel são os melhores índices na avaliação dos serviços cabo-verdianos, com os custos a caírem de 4,22 para 1,93% (fixo) e de 9,9 para 5,98% (móvel).
Quanto à banda larga, apesar da redução, o custo ainda é relativamente alto, fixado no ano passado em 19,65% do rendimento.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.