sexta-feira, 23 de abril de 2010

DINAMARCA:Autor das caricaturas sobre Maomé quer continuar desenhando

COPENHAGA-O cartoonista dinamarquês Kurt Westergaard quer continuar desenhando. Ele pede que seu jornal tome uma decisão nos próximos meses se pretende ou não continuar publicando seus cartoons . Westergaard, de 75 anos, fez em 2005 uma série de desenhos cómicos sobre o profeta Maomé que provocou polémica no mundo islâmico.
Desde a publicação das cartoons de Maomé, Kurt Westergaard e seu jornal, o Jyllands-Posten, têm sido alvo de ameaças. Em Dezembro, Westergaard foi atacado em sua casa por um extremista muçulmano de origem somali. Um mês antes, o jornal havia mandado Westergaard tirar ‘férias’. Numa conversa com a Rádio Nederland, o cartoonista diz que não pretende parar de desenhar.
“Estou com 75 anos de idade e, naturalmente, meu futuro é, de muitas maneiras, limitado. Vou aposentar-me, mas ainda não sei quando. Agora estou em ‘férias forçadas’, mas espero que o jornal tome uma decisão até o início de Junho.”
Atentado
A caricatura de Westergaard que mostrava o profeta Maomé com uma bomba no seu turbante provocou furiosos protestos no mundo islâmico há alguns anos. Produtos dinamarqueses foram boicotados e tanto Westergaard como seu jornal foram ameaçados. Depois do ataque sofrido em Dezembro, Westergaard agora vive sob protecção de guarda-costas. O prédio do jornal também teve a segurança reforçada.
"Quero continuar trabalhando, mas uma parte de meus colegas me vê como um risco para a sua segurança. E se meus velhos colegas, que eu valorizo muito, ficarem com medo pela minha presença na redacção, então eu, naturalmente, prefiro não estar lá”, diz o cartoonista.
Fábulas
Westergaard continua activo. Ele pinta, principalmente aguarelas, e fez uma série de quadros baseados nos contos de Andersen. Seu trabalho é vendido por galerias dinamarquesas. “Portanto, se eu não puder mais desenhar para o jornal, faço alguma coisa para as galerias. Ainda tenho muito o que fazer”, diz.
Mas ele quer continuar fazendo caricaturas. “Acho que voltaria para as caricaturas políticas, também sobre o islão.”
Wilders
O político holandês anti-islão Geert Wilders disse que ficaria desapontado se Westergaard parasse com suas caricaturas. Wilders diz que tem enorme respeito pelo dinamarquês. E será que o cartoonista sente o mesmo por Wilders? “Não concordo com suas ideias políticas, mas eu sempre defenderia sua liberdade de expressão, o direito que ele tem fazer seu discurso e dar suas opiniões.”
Philip Smet (Foto: ANP/EPA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.