BERNA-A Suíça integra desde as 00:00 de hoje o espaço Schengen de livre circulação de pessoas, com a supressão das fronteiras terrestres com os 24 países da União Europeia que já formavam a Europa sem fronteiras, que se estende de Lisboa a Tallin.
A Suíça, país que não é membro da UE, decidiu aderir ao espaço Schengen em 1995, através de referendo, e em Junho de 2007 anunciou que iria concretizar essa adesão através da solução informática avançada por Portugal (SISone4all), que permitiu no ano passado o alargamento do espaço de livre circulação de pessoas aos novos Estados-membros, que aderiram em 2004.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, felicitou hoje a Suíça pela sua adesão ao espaço Schengen, considerando que a mesma 'representa uma vitória contra os obstáculos à unidade, paz e liberdade na Europa, criando ao mesmo tempo melhores condições de segurança'.
O anterior alargamento do espaço Schengen operou-se em Dezembro de 2007, no final da presidência portuguesa da UE, com a entrada de nove dos 10 Estados-membros que tinham aderido à União em 2004.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.