segunda-feira, 19 de abril de 2010
UE:UE diz que voos são seguros em metade do espaço aéreo europeu
BRUXELAS-A pressão das companhias aéreas e das empresas gestoras de aeroportos europeias para retomar a actividade normal está a ter resultados, com responsáveis da União Europeia a concordar que deverão existir condições para que se façam hoje metade dos voos previstos. À medida que a nuvem de cinza do vulcão islandês se dispersa, há espaços aéreos a reabrir e os testes de voos de várias companhias indicam que é seguro fazê-lo.
O comissário dos Transporte da União Europeia, Siim Kallas, considera insustentável manter a situação de quase paralisia, como a que se verificou no domingo, com a realização de apenas cinco mil de 26 mil voos na Europa.
"Não podemos esperar até que a nuvem de cinza desapareça", disse Kallas, acrecentando que metade do espaço aéreo europeu já não apresenta riscos para a realização de voos.
Também o ministro dos Assuntos Europeus espanhol (país que preside actualmente à UE) considera que há condições para começar a normalizar a actividade: "A previsão é de que se poderão fazer metade dos voos previstos para segunda-feira", disse Diego Lopez Garrido.
Garrido tinha estado pouco antes reunido com a Eurocontrol, agência europeia de controlo da aviação comercial. Cerca das 8h30 de hoje, esta entidade enviou para o Twitter a mensagem de que "50% dos espaço aéreo da Europa está livre da nuvem".
Os ministros dos Transportes dos 27 estados-membros da UE vão discutir hoje a crise na aviação através de uma videoconferência.
Mais de 63 mil voos foram cancelados desde a passada quinta-feira e as companhias de transporte calculam em 150 milhões de euros as perdas diárias.
Algumas transportadoras como a KLM, a Lufthansa ou a AirFrance fizeram voos de teste sob os efeitos da nuvem de cinzas e garantem que os aparelhos não sofreram qualquer dano.
Reabertura lenta de espaços aéreos
Contudo, as autoridades do Reino Unido, um dos países mais afectados pela nuvem e com o aeroporto mais movimentado da Europa (em Heathrow, Londres), vai manter o espaço aéreo encerrada até à meia-noite de hoje.
A Itália e a Áustria foram dois países que anunciaram intenção de reabrir o espaço aéreo hoje, mas a primeira reviu, entretanto, essa posição e vai manter o espaço fechado até às 6h00 GMT de terça-feira.
Outros países, como a Alemanha e a Espanha, vão autorizar actividade em alguns aeroportos.
Ainda assim, o espaço aéreo continua completamente fechado em 11 países e há dezenas de aeroportos que se mantêm encerrados em várias cidades europeias.
SIC.PT
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.