terça-feira, 4 de maio de 2010

HOLANDA:Proibição de fumar falhou na Holanda

HAIA-Pequenos bares na Holanda continuam ignorando a proibição de fumar e o ministro da Saúde holandês, Ab Klink, declarou que não tomará novas medidas para reforçar a lei. Um porta-voz do ministério disse ao jornal NRC Handelsblad que “não há necessidade de modificar a actual política”.
A proibição ao cigarro, que tinha como objectivo proteger a saúde dos empregados, entrou em vigor em Julho de 2008. Pequenos bares, que em geral não têm como criar ambientes separados para fumantes e não-fumantes, como é exigido pela lei, têm permitido cada vez mais que seus clientes fumem como antes. O Supremo Tribunal decidiu em Abril que alguns bares que tinham sido penalizados por não respeitar a proibição ao cigarro serão absolvidos, mas eles terão que se apresentar novamente ao tribunal em Junho.
Números divulgados por pesquisas de opinião revelam que 41% dos donos de bares não seguem a proibição de fumar e esta percentagem está aumentando constantemente. Mas os bares são a excepção. Hotéis, lanchonetes, restaurantes e clubes desportivos estão obedecendo a lei.
A Autoridade Alimentar Holandesa está conferindo se clientes têm permissão para fumar nos bares. O dono do bar será notificado duas vezes e, se não obedecer à proibição, a autoridade pode impor multas sucessivas que podem ir de 300 a 2400 euros.
ANP/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.