domingo, 16 de agosto de 2009

CV:D. Arlindo Gomes Furtado toma o comando da Diocese de Santiago

FOTO:D. PAULINO ÉVORA Primeiro Bispo de Cabo Verde independente
PRAIA-O Papa Bento XVI aceitou a renúncia de D. Paulino Évora, bispo da Diocese de Santiago, em Cabo Verde, nomeando como sucessor D. Arlindo Gomes Furtado, que era Bispo do Mindelo (São Vicente) desde Fevereiro de 2004, indica a Santa Sé.

D. Paulino Évora, cuja renúncia fora apresentada há três anos, por limite de idade, comandava os destinos da igreja católica em Cabo Verde desde 1975. O seu sucessor terá a cargo as duas dioceses do arquipélago.
D. Paulino Évora, que liderava a Diocese de Santiago desde 1975, data da independência de Cabo Verde, vai a partir de agora continuar com o título de Bispo Emérito, celebrando missas e dirigindo retiros, segundo explicação do prelado. O agora Bispo Emérito, D. Paulino Évora, nasceu a 21 de Junho de 1931, é natural da Ilha de Santiago. Foi padre em Moçambique, e logo após a independência assumiu a diocese do arquipélago.
D. Arlindo Gomes Furtado, 59 anos, nasceu na paróquia de Santa Catarina, ilha de Santiago, a 4 de Outubro de 1949. Estudou nos seminários de S. José, na Cidade da Praia, e, mais tarde, no de Coimbra, antes de realizar uma pós-graduação sobre a Sagrada Escritura, em Roma.
De regresso a Cabo Verde, exerceu os cargos de reitor do Seminário Menor na Cidade da Praia e de Vigário Paroquial, antes de o antigo Papa João Paulo II o nomear como Bispo do Mindelo.
A diocese de Santiago, a mais antiga de África, foi criada a 31 de Janeiro de 1533 pelo Papa Clemente V, a pedido de D. João III.
No dia 9 de Agosto, o Bispo Dom Paulino Livramento Évora, celebrou a sua eucaristia de despedida depois de estar há 34 anos à frente da Diocese de Santiago.
No dia 22 de Julho de 2009, o Santo Padre Bento XVI, nomeou como bispo para a diocese de Santiago de Cabo Verde, D. Arlindo Gomes furtado, que até agora era bispo de Mindelo, e assume as funções de bispo das duas dioceses a partir de sexta-feira 14 de Agosto.
RTC.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.