quinta-feira, 27 de agosto de 2009

HOLANDA:Segundo estudo 700 mil holandeses querem emigrar

HAIA-O número de emigrantes cresceu bastante nos últimos anos. Em média, 125 mil pessoas deixaram a Holanda, por ano, entre 2006 e 2008. Este é o maior número desde o princípio dos anos 1950. O demógrafo do departamento de estatísticas da Holanda, Jan Latten, disse que a expectativa é de que o número de pessoas que deixam o país permaneça acima dos 100 mil durante os próximos anos. De acordo com o Centro de Estatísticas, desde 2003 a Holanda vem sendo o único país da Europa ocidental onde o número de emigrantes é maior do que o de imigrantes.
Jan Latten indica que a emigração aumentou muito nos últimos vinte anos. Uma das causas, diz ele, é a política de abertura de fronteiras da União Europeia aos moradores do bloco.
Educação e trabalho
A maioria dos nativos holandeses possíveis emigrantes é jovem. Muitos deles gostariam de viver na Austrália ou nos Estados Unidos. Educação e trabalho são as maiores razões para deixar a Holanda. Entretanto, muitos veem a partida como temporária e pretendem retornar à Holanda. Latten diz: “Tornou-se muito comum para estudantes fazer estágio em outro país ou viver fora por um determinado período.”
Saudade
Aproximadamente um terço dos entrevistados maiores de trinta anos planeia deixar a Holanda para sempre. Eles procuram mais espaço, silêncio e uma atmosfera tranquila. Acham que a Holanda está cheia demais e muito agitada. Entre os países que escolheram para emigrar estão a Bélgica, a França, a Espanha e o Suriname.
Alguns entrevistados da primeira geração de imigrantes e seus filhos também têm planos de deixar o país para sempre. Dezoito por cento, em comparação com os 7% entre holandeses nativos. “Muitos imigrantes que se estabeleceram na Holanda sentem saudades,” diz Jan Latten. “Eles querem voltar para o Marrocos ou a Turquia."
RNW-Por Eelco Walraven

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.