PRAIA-Uma delegação do Comando Norte-Americano para África (AFRICOM) inicia hoje uma visita de dois dias a Cabo Verde, destinada a avaliar a capacidade de resposta cabo-verdiana na área da segurança marítima.
Fonte da embaixada dos EUA na capital cabo-verdiana disse à agência Lusa que a delegação é chefiada pelo adjunto do comandante para as Actividades Civis e Militares do AFRICOM, o embaixador Tony Holmes, que se desloca pela primeira vez ao arquipélago.
Segundo a fonte, como "número dois" do AFRICOM, Tony Holmes dirige as operações do comando e os programas associados à saúde, assistência humanitária, acções de desminagem e operações de apoio a calamidades e ainda a reforma do sector de segurança e paz.
Na visita, que termina terça-feira e o levará nesse dia à ilha de São Vicente, Tony Holmes, que substituiu recentemente Mary Carlin Yates, tem previstas hoje reuniões de trabalho com a ministra da Defesa cabo-verdiana, Cristina Lima, bem como com outras entidades civis e militares locais.
Ainda hojeo "número dois" do AFRICOM visita também o recentemente inaugurado Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), financiado em três milhões de dólares (cerca de 2,5 milhões de euros) pelo Governo dos EUA através do AFRICOM.
A visita de Holmes terminará em São Vicente e reforça a importância da relação bilateral entre os EUA e Cabo Verde no domínio da segurança marítima, fortalece as relações civis e militares e a cooperação entre as duas forças armadas.
A anterior "número dois" do AFRICOM esteve em Fevereiro de 2009 na Cidade da Praia, altura em que, em declarações à Lusa, garantiu que os EUA vão reforçar o apoio a Cabo Verde no combate a todos os tipos de tráfico, sobretudo o relacionado com a droga.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.