quinta-feira, 24 de junho de 2010

CV(EXPRESSO):MpD nos EUA não compreende presidente do PAICV – OPINIÃO

Participar num debate político é um atributo da cidadania e um contributo ímpar para a formação de opiniões esclarecidas. A democracia sem debate político é coxa e funciona como num diálogo entre surdos e mudos, em que aquele que mais grita, mais propaganda faz, mais mente, mais, também, foge a uma conversa civilizada para não ser apanhado na curva.
A Comissão Politica do MpD nos EUA quer agradecer a brilhante ideia da FORCV em ter convidado o líder do PAICV e Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Sr. José Maria Neves, e o Presidente do MpD, maior partido da oposição em Cabo Verde, Sr. Carlos Veiga, para um debate de ideias aquando da passagem dos dois lideres aqui nos EUA que se prevê para inícios do próximo mês de Julho.
Reconhece, a Comissão Politica do MpD nos EUA, que através de iniciativas deste género, a que nos habituou a democracia Americana, teriam, todos os nossos conterrâneos, a oportunidade ímpar de ouvir pela boca dos seus lideres os grandes projectos e desafios para Cabo Verde e para a emigração, e assim formar uma opinião esclarecida sobre as opções politicas para a nossa terra.
Todavia, é com a maior decepção, que a Comissão Politica do MpD nos EUA, denuncia a recusa do Sr. José Maria Neves, líder do PAICV e Primeiro-ministro de Cabo Verde, em participar num tal debate. O líder do MpD, Sr. Carlos Veiga, respondeu aceitando o convite para participar no debate, mas o Sr. José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde e líder do PAICV recusou participar no tal debate.
A recusa do Sr. José Maria Neves não se deve a uma eventual fraca capacidade dele em falar, discutir ou argumentar, porque demonstrou, já nos dez anos que está no poder, de que fala muito e, com muita poesia... mas, tal recusa da parte dele, deve-se, sim, ao facto de que não consegue defender a sua politica com sucesso num confronto de ideias com um líder como o Dr. Carlos Veiga. O Sr. José Maria Neves sabe e tem a consciência de que com os seus discursos de propaganda e, na ausência de uma confrontação directa, pode levar muita gente na curva mas, que se for confrontado num debate frente a frente por uma pessoa como o Dr. Carlos Veiga sobressairiam todas as fragilidades da sua politica e todo o discurso de propaganda que vem fazendo iria por água abaixo. É por isso é que o Sr. José Maria Neves foge do debate com o Dr. Carlos Veiga como o diabo foge da cruz.
A Comissão Politica do MpD nos EUA consciente disso e ávida para contribuir com informações que esclarecem os pontos de vista dos nossos conterrâneos aqui nos EUA, pede a todos os Cabo-verdianos aqui residentes e que se interessam pelos problemas de Cabo Verde e dos emigrantes para pedir, insistir, pressionar, exigir ao Sr. José Maria Neves que participe no debate politico com o Dr. Carlos Veiga como forma de contribuir para melhor nos informar e nos ajudar a formar opiniões sobre a politica Cabo-verdiana.
A Comissão Politica do MpD nos EUA aproveita para informar a todos os Cabo-verdianos de que o presidente do MpD encontra-se disponível para, em qualquer momento, encontrar-se com o presidente do PAICV e debater em público os aspectos da vida social, económica e politica de Cabo Verde.
P'la Comissão Politica Do MpD nos EUA,
Candido Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.