terça-feira, 22 de junho de 2010

HOLANDA:FRACASSA TENTATIVA DE COLIGAÇÃO ENTRE QUATRO PARTIDOS

HAIA-Depois de uma tentativa frustrada de formar um gabinete de direita para o governo da Holanda, as negociações para a chamada 'coligação violeta-plus' também fracassaram. Esta foi a conclusão do líder do partido liberal VVD, Mark Rutte, após um dia e meio de discussões sobre as possibilidades de um novo governo junto com PvdA , D66 e Groen Links.
"Conversou-se sobre uma grande gama de temas, mas chegamos à conclusão que não há perspectiva para negociações", disse Rutte. O líder do VVD destacou que já durante a campanha eleitoral as grandes diferenças entre seu partido e o PvdA, principalmente no terreno económico-financeiro, eram claras.
Centro-direita?
O que acontecerá daqui em diante, Rutte não disse. É sabido que depois da tentativa frustrada de um gabinete de direita, sua preferência seria por formar um gabinete com o trabalhista PvdA e o democrata-cristão CDA, eventualmente com D66. Mas o líder do Pvda, Job Cohen, não está disposto a negociar sobre um gabinete VVD-PvdA-CDA.
O líder do CDA, Maxime Verhagen, preferiu, por enquanto, não reagir sobre o fracasso das negociações para a coligação violeta-plus.
O líder do partido populista de direita PVV, Geert Wilders, está contente com a notícia. Segundo ele, isto é bom para a Holanda. "Fomos salvos de uma catástrofe", disse Wilders. "O dia está mais ensolarado por saber que este desastre não vai acontecer."
Wilders tem esperança que isto abra novamente as portas para um gabinete com o PVV e quer pedir ao líder do CDA, Maxime Verhagen, que os três partidos - VVD, PVV e CDA - se reúnam para conversar sobre a formação de um gabinete de centro-direita.
Decepção
Job Cohen e a líder do partido verde Groen Links, Femke Halsema, expressaram sua decepção pelo fracasso das negociações para a coligação violeta-plus. Segundo Cohen, o problema foi o VVD, que teria oferecido muito pouca perspectiva. Halsema também disse que seu partido estava aberto a conversar sobre todos os temas.
Clima bom
Femke Halsema disse estar muito decepcionada, mas elogiou o clima das discussões. Segundo ela, as conversas foram "extremamente agradáveis" e abrangeram muitos assuntos, "tanto do futuro próximo como distante", e falou-se sobre todos os temas relacionados à crise económica.
Fonte:RNW Radio Netherlands Worldwide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.