PRAIA-A Fortaleza de São Filipe, na Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, acolhe a partir de hoje e até domingo, a II Feira Internacional de Turismo de Cabo Verde (ExpoTur), que contará com sete expositores portugueses.
Organizada pelo Ministério do Turismo de Cabo Verde, e subordinada ao lema "Regresso às Origens", a feira pretende "exaltar a genuinidade do povo cabo-verdiano", um dos pressupostos subjacentes à intenção de institucionalizar anualmente o certame, disse a ministra da tutela, Fátima Fialho.
A edição deste ano - a primeira decorreu em 2009 no Mindelo, ilha de São Vicente -, insere-se no âmbito das comemorações dos 550 anos do descobrimento das ilhas, dos 35 da independência do arquipélago e do primeiro aniversário da elevação da Cidade Velha, 15 quilómetros a oeste da capital, a Património Mundial.
Fortaleza Real de São Filipe
Sobranceira à Cidade Velha, no vértice da Achada de São Filipe, a Fortaleza Real de São Filipe domina a cidade que se desenvolve no vale.
A sua localização no extremo do planalto coloca-a numa posição de isolamento, conferindo-lhe excelente capacidade de observação do mar, dos acessos à cidade e das achadas do Salineiro e de São Lourenço.
A construção iniciou-se em 1587, na sequência do ataque de Francis Drake à cidade, dois anos antes, e foi terminada em 1593; o forte foi reconstruído na segunda metade do século XVIII.
Escavações arqueológicas recentes puseram a descoberto os muros dos antigos quartéis e da casa do capitão-geral.
EXPRESSO/LUSA//BIZTRAVELS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.