segunda-feira, 14 de junho de 2010

CV(INFORPRESS):Cabo Verde procura financiamento para dar resposta ao sector turístico África

PRAIA-Cabo Verde está à procura de financiamentos para mobilizar mais água, aumentar a produção agrícola, organizar o mercado e poder dar resposta ao mercado turístico nacional, avança a Inforpress.
É com este objectivo, que uma delegação chefiada pelo ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, participa a partir de hoje até quinta-feira, dia 17, em Dakar (Senegal), num encontro regional de mobilização de recursos para o sector agrícola.
Na conferência regional, que visa a mobilização dos recursos financeiros para a implementação dos Planos Nacionais de Investimento Agrícola (PNIA), além dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), participam doadores intencionais, particularmente, o G20 e instituições internacionais de financiamento como o Banco Mundial.
Segundo José Maria Veiga, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, neste momento, as prioridades do arquipélago no quadro do PNIA, versam a mobilização, cada vez mais, de água, aumentar a produção nacional para garantir a segurança alimentar, além de preparar o país para estar a altura de fazer face às estações de calamidades, por exemplo.
É neste quadro, que Cabo Verde vai tentar discutir com os doadores, mais financiamento para mobilização de água, aumento da produção, fazer face à questão da investigação para introdução de novas variedades e debelar o problema de pragas, mas também mais investimentos para poder organizar o mercado.
"Porque não se trata só de aumentar a produção, mas sobretudo, no nosso caso pensarmos na transformação de produtos, conservação e comercialização tendo em conta o mercado que temos no país, ligado ao turismo", explicou aquele governante.
No âmbito da conferência, Cabo Verde espera conseguir financiamentos não só no quadro dos montantes disponibilizados pela CEDEAO, mas de acordos bilaterais com parceiros como os EUA e Espanha, sendo que este último já disponibilizou "algum recurso".
O Programa Nacional de Investimento Agrícola, avaliado em 100 milhões de dólares, prevê conseguir, até 2015, 25 milhões de toneladas de água por ano, além de garantir a segurança alimentar, estruturar o mercado agrícola em termos de produção e transformação dos produtos alimentares para o sector turístico.
OJE/INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.