sábado, 5 de junho de 2010

CV(INFORPRESS):Dengue: Ilha da Boavista em situação de provável emergência – DGS

SAL REI-A ilha da Boavista está em nível de emergência no que se refere ao risco da eclosão de uma epidemia da dengue, disse sexta-feira, o director-geral da saúde, Manuel Boal, no final de uma visita à ilha.
Aquele responsável fazia o balanço da visita de uma delegação do Ministério da Saúde, chefiada pelo ministro, Basílio Ramos, e que integrou ainda a directora do Serviço de Vigilância Epidemiológica e um especialista em luta anti-vectorial, realizada com objectivo de avaliar as condições sanitárias na ilha das Dunas.
Manuel Boal disse que a concentração de larvas de mosquitos aedes egyptis e do mosquito transmissor da malária ou até da febre-amarela estão acima dos limiares estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Nós encontramos quantidade de larvas suficiente para pensarmos que estamos em situação de emergência. Portanto, o risco da epidemia é extremamente elevado”, salientou Manuel Boal em declarações à RCV.
Conforme explicou, o risco pode agravar-se com a queda das chuvas, porque as possibilidades de multiplicação de viveiros serão maiores e portanto a concentração de mosquitos será “extraordinariamente elevada” e susceptível de desencadear as epidemias.
“A sensação que se tem é que nada tem sido feito e que as pessoas já esqueceram o que aconteceu no ano passado”, acrescentou Manuel Boal, lembrando que, ao contrário daquilo que aconteceu nas outras ilhas de Barlavento, em que os casos de dengue registados foram importados, Boa Vista registou casos autóctones.
Por isso, a recomendação deixada pela delegação é de que já a partir da próxima semana uma equipa composta pelo delegado de saúde, representantes da Câmara Municipal, os responsáveis da educação e de outras instituições elaborem uma plano de acção para a mobilização e sensibilização das pessoas relativamente aos riscos dos mosquitos com a chegada das chuvas e também para uma combate aos mosquitos dentro das casas.
Refira-se que no último trimestre de 2009 Cabo Verde foi abafado pela epedemia da dengue que infectou mais de 20 mil pessoas. O surto foi dado por terminado, em meados do mês de Janeiro, mas casos esporádicos vêm sendo registados, sobretudo nas ilhas de Santiago e Fogo.
MJB/Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.