O operador turístico Solférias lançou a programação para a segunda edição da Expotur, Feira Internacional de Turismo de Cabo Verde, que acontece de 25 e 27 de Junho na Cidade Velha, segundo avança a Inforpress.
De acordo com a agência de notícias de viagens e turismo Presstur, esta programação permite a utilização do charter para o Sal, na partida de dia 25 de Junho e a ele podem juntar-se excursões de um ou dois dias a Santiago, além de pacotes de quatro noites em voos directos para a Praia, no TACV e TAP.
O alojamento, indica o operador poderá ser no novo hotel que a empresa inaugurou na Cidade Velha, já que este dispõe de pacotes para expositores e visitantes.
A feira terá lugar nos terrenos contíguos à Fortaleza de São Filipe, numa área de 1200 metros quadrados para exposição de 64 stands.
O espaço focaliza-se no vale da Ribeira Grande, o sítio histórico da cidade, que se distribuía pelos bairros de São Sebastião, São Brás, Figueira de Portugal e São Sebastião (Sé), que confluíam todos na Praça do Pelourinho.
A segunda edição da Expotur não contará apenas com a feira de turismo, ou seja, com uma área exposicional.
O evento vai contar também com a Praça das Ilhas para venda de pratos típicos, bebidas, doçaria e petiscos tradicionais, uma área para exposição de fotografias sobre os descobrimentos, de artes plásticas, artesanato e de relíquias museológicas e um núcleo do conhecimento para realização de seminários, oficinas e workshops sobre a actividade do turismo.
Haverá também visitas guiadas pelos principais pontos históricos da Cidade Velha, aula de crioulo (ALUPEC), animação de palco, teatro de rua e festival de tabanca no percurso terreiro/fortaleza.
Do programa da feira consta a realização de um seminário sobre "A Cultura do Turismo, Cidade Velha - Património da Humanidade", uma palestra sobre "Turismo e desenvolvimento local" e ainda a apresentação da Marca Cabo Verde e do Plano de Marketing turístico de Cabo Verde.
A segunda edição da Expotur insere-se no âmbito de importantes comemorações, nomeadamente os 550 anos do descobrimento das ilhas, os 35 anos da Independência de Cabo Verde, e ainda o primeiro aniversário da elevação da Cidade Velha a património mundial.
A Ribeira Grande de Santiago, como inicialmente era baptizada, foi a primeira capital do arquipélago e a primeira cidade fundada em África pelos portugueses.
Ali fundem-se as memórias deixadas pelos descobrimentos, pela escravatura e mestiçagem, permanecendo algumas relíquias, quase todas em ruínas, servindo assim de pano de fundo perfeito para os objectivos preconizados para a segunda edição da Expotur.
Situada a 12 quilómetros da capital de Cabo Verde, a Cidade da Praia, é tida como o berço da cabo-verdianidade e entrou, em 2009, na lista de Património Mundial da Humanidade.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.